Mestre Altenísio, um amigo de todas as horas

Donizete da Silva*

| 6 junho, 2018

Altenísio José de Albuquerque esteve como Mestre Central da 1ª Região no triênio 2015-2018 | DMC/Sede Geral.

Desde cedo, nas florestas que circundavam a cidade de Tarauacá, no Estado do Acre, onde nasceu, em 30 de dezembro de 1957, o menino Altenísio José de Albuquerque gostava de andar na floresta, conhecer plantas e saber de sua utilidade. Talvez por isso o costume local de beber o “cipó”, nome dado ao Vegetal na região, lhe chamou tanto a atenção. Ao longo da vida, tornou-se Engenheiro Florestal e farmacêutico, com profundo conhecimento da fitoterapia brasileira e das propriedades químicas do Mariri e da Chacrona.

Aos 18 anos de idade teve a sua primeira experiência com a burracheira, com uns caboclos num dos muitos seringais próximos à cidade. Pouco tempo depois, no ano de 1978, em Manaus-AM, onde estudava, levado pelo amigo Sérgio Mello, bebeu o chá misterioso, desta vez, na sociedade dirigida pelo Sr. Augusto Jerônimo da Silva, onde permaneceu até 1991.

Dali, com companheiros que o acompanharam até o fim da vida, criou a Ordem do Templo Universal de Salomão, conhecida por OTUS, conduzindo um rebanho de quase 500 pessoas de diversos locais do Brasil até o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, no acontecimento ocorrido em 27 de setembro de 2003, no Núcleo Mestre Gabriel, em Porto Velho-RO, e que ficou conhecido por “integração”.

Na UDV, foi sócio fundador do Núcleo Templo de Salomão, onde recebeu das mãos do Mestre Paixão a Estrela de Mestre no dia 22 de julho de 2004. Na sequência, ocupou a Representação, de 2009 a 2012. De 2015 a 2018 foi Mestre Central da 1ª Região (foto), onde realizou um trabalho inovador e de renovação, consolidando uma liderança que o manteve como integrante do Colégio Eleitoral do Mestre Geral Representante desde a primeira vez em que foi feita eleição para escolha dos integrantes daquele colegiado. Por aclamação, foi reconduzido à Representação do Núcleo Templo de Salomão para o triênio 2018/2021.

O destino, porém, decidiu interromper sua brilhante trajetória neste Plano. No domingo, dia 03 de junho, sofreu uma parada cardíaca. Foi socorrido pela esposa, que é enfermeira, e pelo filho mais velho, que é médico. Internado desde então no Hospital Central, em Porto Velho, estando consciente e reativo emocionalmente à presença de sua companheira e filhos, sendo mantido por todo esse período sob o efeito de medicamentos, vindo a falecer na tarde do dia 05 de junho.

Deixa esposa, a Sra. Lúcia de Araújo Albuquerque, Conselheira Lúcia, cinco filhos – três homens e duas mulheres (todos seguindo na União, sendo dois integrantes da Direção) -, e cinco netos – quatro meninos e uma menina, além de uma enormidade de amigos em todo o Brasil, dentro e fora da UDV.

Nunca deixou de manifestar o seu amor ao Vegetal e sua confiança e respeito ao Mestre Gabriel, em quem depositava extrema confiança. Amigo de todas as horas, deixa uma enorme saudade, mas a certeza de que se mais não fez foi porque não teve tempo, mas a sua obra jamais será esquecida.

Rogamos ao Divino Mestre que lhe conceda a Paz em uma de suas moradas e que o Divino amor ampare o coração de todos os seus familiares e amigos.

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”

*Donizete da Silva é Mestre Central da 1ª Região do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

26 respostas
  1. Almir Nahas
    Almir Nahas says:

    Nossas homenagens a este Caianinho dedicado e fraterno. E nossa solidariedade a seus familiares e amigos. Que o Grande Mestre o conduza a um bom lugar e ampare a todos os familiares e amigos

    Responder
  2. Eldo Rodrigues de Oliveira
    Eldo Rodrigues de Oliveira says:

    Este é um dos amigos que já mais trocava o caminho da consciência pelo caminho da conveniência.

    Siga em Paz, compadre.

    Um dia a gente se reencontra.

    Pelos seus bons feitos, acredito que está em um bom lugar amparado pela claridade Divina e assistido por nosso Mestre.

    Eldo Rodrigues de Oliveira

    Responder
  3. Leonardo Pauperio
    Leonardo Pauperio says:

    Pessoa bem legal, de valor e grande coração, com talento pra preparar Vegetal. Ocupou lugares de importância na União, com responsabilidade e amizade com as pessoas.
    Deixa saudades, mas estará colhendo flores na vida espiritual. Que o Mestre conforte a família e todos que sentem saudades neste momento. L.P.A.⭐️

    Responder
  4. Daniela Gaia
    Daniela Gaia says:

    M. Altenísio, uma pessoa de grande valor e firmeza que cativou tantas pessoas.
    Gratidão eterna pelo trabalho que fez com o pessoal da OTUS, o qual fiz parte e gracas a sua forca estamos hoje felizes na União.
    Que Deus lhe permita estar num bom lugar. E que a Virgem Mãe cubra os familiares e a todos que sentem a partida desse amigo com seu Divino Manto de Luz, Paz e Amor.

    Daniela Gaia

    Responder
  5. Klaus Paranayba
    Klaus Paranayba says:

    A vida é uma escola de chegada e partida, assim como aprendemos na União, o corpo que cada um habita é também uma escola de chegada e partida. Pelo que se conhece, o M. Altenísio foi um excelente aluno, um excelente discípulo, um bom Mestre e Amigo. Pelos discípulos que deixou, que antes eram da OTUS e hoje caianinhos da Nossa União, alguns deles são meus amigos. Por esses amigos que os considero e respeito, imagino a nobreza desse Amigo e Mestre Altenísio que pouco conheci e que partiu. Quando uma história se constrói dentro dos verdadeiros princípios e valores morais, ela prospera como uma árvore de bom cerne muito bem cuidada. Assim, seus frutos, familiares, filhos e amigos podem continuar a transmitir, através do exemplo, o bem que ele plantou. Um abraço fraterno aos familiares, discípulos e amigos. Que a Luz do Mestre Caiano conduza sempre o Mestre Altenísio na continuidade de sua existência e evolução e conforte todos seus amigos e familiares.

    Klaus Paranayba

    Responder
  6. ESTACIO LUIZ FIALHO FERRER
    ESTACIO LUIZ FIALHO FERRER says:

    Sinto que foi uma perda inestimável pra nossa UDV, apesar da distância geográfica, tive a honra de partilhar de sua amizade.
    Desejo que o Mestre traga conforto e conformação à família e que o conduza a um bom lugar.

    Responder
  7. Deusa de Sena Ribeiro
    Deusa de Sena Ribeiro says:

    É com sentimento de tristeza que leio esta matéria emocionante. Mestre Altenísio estará vivo em minha memória pois tive a honra de conhecê-lo pessoalmente. Pessoa simples, educado e atencioso com todos os irmãos. Demonstrava gratidão e reconhecimento as pessoas mais antigas do que ele na UDV. Os meus sinceros sentimentos a C. Lucia, filhos, netos e familiares. Vá em paz, saudoso amigo Mestre Altenisio. Que Deus o tenha em um bom lugar.

    Responder
  8. Carlos Jorge Moreira
    Carlos Jorge Moreira says:

    Tive o prazer de conhecer o Mestre Altenísio, uma pessoa de bons exemplos, talento e boa receptividade com quem o procurava. Quando houve a Integração da OTUS com a UDV, pude perceber a sua força e sua liderança com os irmãos que o acompanhavam. Certeza deixou uma lacuna na UDV, mas ganhou um bom lugar na morada do Pai para se encontrar com o Mestre. Siga em frente Mestre Altenísio.

    Carlos Jorge, Núcleo Menino Deus.

    Responder
  9. Carlos Railam Seixas
    Carlos Railam Seixas says:

    Que linda trajetória e grande história de vida .. Que o senhor Deus, nosso Jesus e nosso guia espiritual, guie nosso amigo Mestre Altenísio na sua nova caminhada…Desejo do fundo do coração que Deus conforte os corações dos seus familiares e amigos ..

    Responder
  10. José Roberto Acre
    José Roberto Acre says:

    História de um discípulo brilhante do Mestre Gabriel.
    Tive o privilégio de conhecê-lo e logo o reconheci como mais uma liderança na União do Vegetal. Considero uma partida prematura, porém uma vida permeada de vitórias e bem feitos.
    Que o nosso Mestre o receba em uma de suas muitas moradas, que o nossa mãe possa conformar todos os seus familiares e amigos.
    Que a paz esteja convosco.
    Saudades do amigo.
    M. José Roberto, Acre.

    Responder
  11. Flávia Ilíada
    Flávia Ilíada says:

    Fica a lembrança de uma pessoa amiga, que com seu jeito simples, trazia segurança para as pessoas que tratava. Alguém verdadeiramente comprometido com o ser humano. Trouxe cura para muita gente, inclusive à mim.
    Sentimos muito sua partida, mas acredito que por tanta gente que ajudou e recebeu daquela maneira amiga, plantou flores que vão lhe garantir uma boa e florida colheita, esteja onde estiver.

    Meus sinceros sentimentos a C. Lúcia, familiares, irmandade do Templo de Salomão e demais amigos que, como eu, foram cativados por ele.

    Responder
    • Carlos Amaral Lima
      Carlos Amaral Lima says:

      Um amigo que partiu deixando uma história e um exemplo pra todos que puderam o conhecer. Gratidão a esse Mestre pelo aprendizado que tive enquanto Secretário da 1ª Região designado por ele quando esteve no cargo de Mestre Central, guardo na lembrança os bons momentos vividos. Também tive a oportunidade de acompanhar auxiliando em preparo de Vegetal dirigido por ele, naquele dia muita burracheira sentimos na sessão. A derradeira sessão que ele dirigiu foi no Núcleo que sou filiado e em mais um preparo de vegetal que ele tanto gostava. Um bom zelador por essa obra e de muita responsabilidade. Nos deixa saudades, mas também nos mostra pelo exemplo que podemos ser vencedores. Siga em Paz amigo, na certeza que cumpristes sua missão, que o Divino Mestre possa dá conformação a todos os amigos e familiares.

      Carlos Amaral Lima

      Responder
  12. Alexandre Pauperio
    Alexandre Pauperio says:

    Mestre Altenísio, um amigo que fica gravado em nossa memória, pela receptividade, pela paciência, pelo conhecimento e prática dos ensinamentos da União. Bons momentos tivemos juntos, com alegria e bom humor. Que o Divino Mestre o receba em lugar de Luz, Paz e Amor. Que a Virgem Mãe conceda serenidade e conformação à família querida a mim nesse momento.

    Responder
  13. Cláudio messias
    Cláudio messias says:

    Conheci o Mestre Altenísio quando, ainda na OTUS, me simpatizei muito com o jeito simples e educado dele. Que Deus conforte a família e seja a luz, o que ele merecidamente vem desfrutar

    Responder
  14. nilcibothao@hotmail.com
    nilcibothao@hotmail.com says:

    Sou grata ao Mestre Altenísio por nos conduzir a essa religião UDV. Hoje minha família está nesse caminho do Mestre. Ele plantou algumas flores em seu caminho. Que o Mestre conforte seus familiares.

    Responder
  15. Joel Duarte Silva
    Joel Duarte Silva says:

    Fica aqui meus sinceros sentimentos à família de M. Altenísio, uma pessoa íntegra, autêntica, de bom caráter que me cativou através da sua simplicidade, onde pude aprender um pouco com ele, através da experiência que tinha no Vegetal, no período em que foi Mestre Central aqui na 1ª Região. Que Deus e o Mestre o tenha num bom lugar.

    Joel Duarte Silva – QM N.M.Pernabuco
    Porto Velho/RO

    Responder
  16. Manuel Millán
    Manuel Millán says:

    Desde Madrid, Espanha, no Núcleo Inmaculada Concepción, envio um abraço a tudas famílias e amigos cercanos de esta gran pessoa que me cativo pela simplicidade, capacidad de travajo e alegria num inolvidable Preparo de Vegetal no Nucleo Tempo de Salomão. Meu sentimento para todos, M. Altenísio no meo coração e na minha memória também. A Deus

    Responder
  17. Renato Barbosa
    Renato Barbosa says:

    M. Altenísio , homem simples . O conheci há alguns anos no Núcleo Templo de Salomão em Porto Velho . E tive a oportunidade de reencontrá-lo no ano passado em sessão de vegetal quando do aniversário da Cons . Jandira .
    Teve um trabalho de relevância e importância na UDV . Missão cumprida !!!
    Que o Grande Mestre Gabriel o conduza com luz , paz e amor e que o Divino Mestre com a vossa senhora mãe Santíssima confortem
    seus familiares e amigos .

    Responder
  18. Israel Beser
    Israel Beser says:

    Sou mais um privilegiado por ter conhecido M. Altenísio, um conhecedor profundo dos ensinamentos dessa nossa sagrada União. Também fico com o sentimento de partida prematura, mas Deus sabe o que faz. Deixa assim exemplos dignos de serem seguidos.

    Externo também minha gratidão pelo brilhante trabalho que fizeste com os irmãos da OTUS no qual fiz parte. Sua decisão clara e objetiva em se integrar a UDV fez com que eu e muitos possamos estar desfrutando dessa obra e crescendo em União.

    Que fique em um bom lugar, aguardando o dia de dar continuidade ao seu trabalho…

    Que a força da conformação circule por toda a União atendendo todos seus amigos.

    Até breve!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *