Mercado Inca melhora sustentabilidade financeira da UDV

                                                 A iniciativa do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal utiliza o conceito de “marketing de causa”                                que transforma uma transação comercial em ganho social. 

Tadeo Feijão*

O Mercado Inca Gandes Marcas entrou no ar em setembro passado. A iniciativa se constitui numa plataforma eletrônica que permite a comparação de preços de produtos em, virtualmente, todas as grandes lojas da internet, dando ao comprador a opção mais conveniente em termos de preço e segurança. Além disso, o Mercado Inca também direciona o comprador para o site da loja escolhida, e aqui acontece a realização da melhora da sustentabilidade financeira da UDV, pois quando o comprador é direcionado para o site da loja escolhida, ele leva junto uma informação que diz para aquela loja: “Quem me mandou pra cá foi o Mercado Inca.” A loja ao saber dessa informação agradece ao Mercado Inca remunerando-o com uma comissão sobre o valor da compra.

Clique aqui e assista ao vídeo do Mercado Inca.

Clique aqui e acesse o site do Mercado Inca.

Essa comissão repassada ao Mercado Inca é então compartilhada entre a Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, a Associação Beneficente Casa da União (vinculada a UDV) e a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico (entidade parceira da UDV na área ambiental). Em breve, a comissão também será compartilhada com o Núcleo da UDV do qual o comprador é sócio.

A loja não aumenta o preço do produto para remunerar o Mercado Inca, uma vez que o preço foi combinado antes, no momento de sua pesquisa, e continua o mesmo. É bom lembrar que o comprador provavelmente escolheu a opção de menor preço. A loja ganha economizando em publicidade, comissão de vendedor e aluguel. Enfim, a loja também ganha quando o Mercado Inca indica e direciona seus aproximadamente 20.000 compradores potenciais, ou mais, para o seu site.

Compartilhamento de resultados

A Diretoria Geral da UDV recebe 60% do valor da comissão paga pela loja. Isto representa um valor bem significativo, permitindo a DG criar uma reserva financeira para ser usada em eventualidades e em projetos em benefício do Centro. Ou seja, um fluxo constante de recursos que não dependem de mensalidades ou doações dos sócios, mas que certamente serão utilizados a favor da União do Vegetal.

Os Núcleos ganharão porque cada vez que um sócio ou alguém indicado por um sócio (familiares ou amigos) adquirir um produto utilizando o Mercado Inca, o Núcleo receberá 30% do valor da comissão paga pela loja. A Casa da União ganha 5% do montante de comissões de todas as compras realizadas o que permitirá a ela realizar seus projetos beneficentes e manter a sua estrutura funcional, gerando maior profissionalismo an execução de suas ações de beneficencia. A Associação Novo Encanto também ganha 5% do montante arrecadado de todas as comissões, dando-lhe maior robustez e presença institucional, levando a causa da UDV para a seara da sustentabilidade ambiental.

O comprador ganha um instrumento capaz de identificar rapidamente onde encontrar o produto que deseja adquirir pelo menor preço e/ou maior segurança. Além disso, ao adquirir qualquer produto, estará contribuindo para a UDV sem desembolso adicional. Em resumo, ao comprarmos através do Mercado Inca fazemos com que a loja destine parte do seu lucro para a UDV ao invés de ficar com tudo pra si.

“Marketing de Causa”

O Mercado Inca utiliza o conceito de “marketing de causa”, ou seja, transforma uma transação comercial em ganho social que, no nosso caso, inclui auxílio financeiro aos Núcleos da UDV para que eles possam cumprir a sua nobre missão de transformação social pelo melhoramento pessoal através do aumento da consciência espiritual. Hoje esse auxílio financeiro é feito através de promoções e doações. No entanto, como essas ações não têm regularidade e nem previsibilidade, os Núcleos dependem cada vez mais das mensalidades dos seus sócios.

O Mercado Inca é uma excelente solução para essa limitação. Normalmente vemos pessoas que não têm muita facilidade de doar ou participar ativamente nas promoções. No entanto adquirem produtos de diversas formas, inclusive em lojas na internet. Se o fizerem através do Mercado Inca, estarão colaborando para a sustentabilidade do Centro, talvez, mais do que se fizessem uma pequena doação. Por isso, o Mercado Inca pode ser um parceiro muito importante para os Núcleos, pois ele pode ser uma fonte contínua de recursos, desde que o Núcleo faça um trabalho para que a irmandade e seus amigos e familiares façam suas compras através do Mercado Inca.

Mercado Inca Caianinhos

O Mercado Inca quer ser um forte parceiro dos empreendedores associados a UDV. Em 2017, pretende colocar em funcionamento sua plataforma Mercado Inca Caianinhos, onde os associados empreendedores que estiverem preparados para trabalhar no meio digital poderão oferecer e adquirir produtos que sejam produzidos ou vendidos por outros sócios, ampliando esse mercado para o tamanho da internet. Assim, será gerado um círculo virtuoso de empreendimentos inseridos no conceito da boa prática de negócios, levando vantagens a quem vende e a quem compra. E, assim, melhor a qualidade de produção e de logística comercial de nossa irmandade, permitindo uma solidariedade pelo comércio que não depende de fronteiras geográficas, gerando um fluxo de prosperidade com qualidade e união.

Clique aqui e acesse o site do Mercado Inca.

*Integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Fortaleza (Fortaleza-CE) e um dos vice-presidentes da Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

12 respostas
  1. Adrian
    Adrian says:

    Essa iniciativa é excelente!
    Pergunto: Tem uma seleção de produtos para que o Mercado divulga somente materiais alinhadas com os princípios éticos e morais da UDV?

    RESPOSTA: Adrian, o Mercado Inca e sua equipe estão gratos por receber mensagens de usuários preocupados com a qualidade dos produtos oferecidos por esta plataforma, para que estejam da melhor maneira possível alinhados com os princípios da UDV. Consideraremos cada mensagem de nossos clientes e afiliados do Centro, nos comprometendo a examinar criteriosamente cada ideia.

    Temos pouco mais de 90 dias de operação e em mais alguns dias poderemos responder quais decisões tomaremos diante de cada nova proposta. Desde sua inauguração o Mercado Inca retirou dos resultados de busca e das categorias de produtos oferecidas as bebidas alcoólicas, artigos eróticos entre outros, e vem observando quais melhorias poderão ser feitas ao longo dos próximos dias. Se porventura observar algo que considere importante, por favor nos escreva.

    Equipe do Mercado Inca

    Responder
  2. Roberto Gonçalves da Silva
    Roberto Gonçalves da Silva says:

    Parabéns a todos que estão empenhados neste trabalho. Como comerciante, tenho certeza que esta frente pode nos trazer muitos benefícios em nossas causas.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *