Jovens participam de capacitação na Central de Formação de Plantadores

| 26 janeiro 2018

Juliane Oliveira*

Durante a capacitação, jovens farão trilhas na floresta para conhecer plantas sagradas no seu habitat natural | Foto: DMC

Em plena Floresta Amazônica, entre plantas sagradas e espécies nativas de grande porte, cerca de 80 jovens que frequentam os Núcleos da União do Vegetal no Estado de Roraima (16ª Região) vão participar da primeira capacitação da Central de Formação de Plantadores (CFP) dedicada exclusivamente a jovens da UDV. A atividade será realizada entre os dias 11 e 13 de fevereiro e contará com a presença de uma equipe de monitores, de pais e da Direção dos Núcleos Santa Rosa, Estrela do Oriente, Boa Vista e Mestre Constantino.

A Central de Formação de Plantadores funciona no município de São João da Baliza, em Roraima. Desde que foi criada, em 2010, a CFP já atendeu mais de 800 sócios da União do Vegetal do Brasil e do exterior em cursos de formação e capacitação em plantio de Mariri e Chacrona e também de outras espécies da Amazônia.

Dessa vez, porém, o curso será destinado apenas a jovens na faixa etária entre 12 e 18 anos. E eles viverão as mesmas experiências que os adultos: pesquisas e reconhecimento do Mariri, da Chacrona e de outros vegetais medicinais em seu habitat natural; uso de bússola e dicas de como se orientar na floresta; prática de rappel para escalada em árvores; além, é claro, da experiência de poder estar em plena Floresta Amazônica, desenvolvendo a consciência da necessidade da preservação e do cuidado com o meio ambiente.

Segundo o Mestre Central da 16ª Região, Aloysio Menezes Junior, que também é o responsável pela coordenação do evento, essa vivência destinada aos jovens é um projeto piloto que poderá, em breve, ser estendido à toda União do Vegetal. “Esse é um encontro que já estava sendo solicitado até por jovens de outras regiões. Vamos primeiro realizar essa capacitação dirigida à 16ª Região e, mais na frente, vamos avaliar a possibilidade de abrirmos para Núcleos de todo o Brasil”, explica.

Iniciativas como essa, que promovem a integração entre os jovens e famílias na UDV, são incentivadas pela Representação Geral e fazem com que as crianças e os jovens sintam-se, cada vez mais, parte dessa Obra Sagrada que é a União do Vegetal.

*Juliane Oliveira é integrante do Corpo Instrutivo da Sede Geral. 

10 respostas
  1. Jean Bonazoni
    Jean Bonazoni says:

    Muito bom!
    Parabéns pela iniciativa.
    A juventude caianinha precisa, desde cedo, desse contato com a natureza.
    A aventura, a instrução, a amizade e alegria contribuem com o desenvolvimento das virtudes humanas.
    Que tenham êxito!

    Responder
  2. José Henrique matias
    José Henrique matias says:

    Estão de parabéns os organizadores deste evento , pois é uma forma boa de inserir os jovens da UDV nas atividades com as nossas plantas sagradas, capacitando-os na prática do cultivo de Mariri e Chacrona, formando verdadeiros hoasqueiros. Parabenizo a direção da UDV e os organizadores deste evento e que o grande Mestre ilumine a todos nós.

    Responder
  3. Érica Monteiro
    Érica Monteiro says:

    Maravilhosa ideia, desejo que continuem proporcionando mais vivências caianinhas de integração com a natureza e fortalecimento dos bons valores, para todos os jovens das demais regiões!
    Votos de prosperidade,
    abraços fraternos

    Responder
  4. Ivone Riquelme
    Ivone Riquelme says:

    Boa iniciativa! Importantemente os jovens e todas as pessoas se aproximarem mais da natureza pra conhecer, respeitar e aprender a cuidar! Experienciar o jeito caboclo de ser, as raízes de nossa religião!

    Responder
  5. José Roberto
    José Roberto says:

    Parabenizo pela nela iniciativas, ações como está contribuem significativamente, com a formação da consciência desses futuros diferentes da União.
    Abraços!!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *