Ilhéus-BA: palestras, serviços e lazer gratuitos à comunidade

A terceira edição do Dia do Bem, promovido pela UDV em Ilhéus-BA, foi realizada em quatro locais. Diferente dos anos anteriores quando as ações foram concentradas no centro da cidade, este ano as atividades também foram feitas no colégio da polícia militar, no colégio IME e na creche ACEAI (Nossa Senhora da Vitória). O Dia do Bem Jovem contou com a colaboração de aproximadamente 150 voluntários e atendeu mais de duas mil e quinhentas pessoas. Foram levadas para a população informações sobre prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com o coração e o diabetes, além de aferição de pressão arterial e medição dos níveis de colesterol, triglicérides e glicemia e outras atividades. O trabalho foi coordenado pelos mestres Roberto Arléo do núcleo Reis Magos e o presidente da Casa da União, mestre José Arnaldo.

“Desde 2011 que as ações do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal ganharam um dia especial denominado Dia do Bem. O objetivo é mostrar um pouco da nossa prática para as pessoas e assim fortalecer a relação da UDV com a sociedade” disse o mestre José Arnaldo.

Várias autoridades e representantes de setores da sociedade civil estiveram presentes para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos ao longo do dia. O secretário de Assistência Social da Prefeitura de Ilhéus, Jamil Ocké, disse que “os jovens sempre foram encarados como o futuro da nação, mas as ações que dêem perspectivas para eles não podem esperar. Por isso é urgente que entidades como a UDV e outras se dediquem a orientá-los para um caminho longe das drogas e próximo das famílias, da escola e da participação social” comentou o secretário.

No colégio da polícia militar, com o apoio de alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz e sócios da UDV, estudantes do ensino fundamental participaram de oficinas onde o tema geral foi a prevenção as drogas. No centro Educacional de Ação Integrada, organização Jesuíta e que há vários anos recebe apoio da UDV para educação de crianças e suas famílias foram realizadas palestras sobre sexualidade, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis. No Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne. Os trabalhos foram coordenados por voluntários dos três núcleos da UDV em Ilhéus. Os temas abordados falaram dos perigos que o uso de drogas leva para a vida das pessoas, especialmente para os jovens. Os 78 estudantes atendidos produziram painéis com recortes de material jornalístico. Os painéis representaram subtemas escolhidos por eles mesmos. Os alunos do 9º ano “G” falaram do “álcool e outras drogas” e de como o envolvimento com substâncias ilícitas pode começar a partir do contato com drogas lícitas. Já os estudantes do 9º ano “E” fizeram um comparativo entre a vida sem drogas e a vida de pessoa com dependência química. Foi mostrado como o esporte e a família podem ser um refúgio contra este mal. E os estudantes do 9º ano “F” escolheram como tema “celebre a vida com muito agito, mas com moderação” para mostrar que a vida longe das drogas pode ser divertida e alegre.

Após a exposição dos painéis com explicações dadas pelos próprios jovens, todos assistiram peça teatral montada por sócios da UDV onde, além de falar sobre os riscos que as drogas levam para a saúde das pessoas, chamou a atenção para como as drogas estão intimamente relacionadas com a gravidez indesejada e mortes violentas. A diretora da instituição, professora Sueli Dantas Pimenta, disse que “a escola, mesmo pública, ainda é muito fechada e que a relação com instituições da sociedade civil que tragam um complemento à educação passada aqui é sempre muito positivo”.