Homenagem ao Núcleo Samaúma que inteira 44 anos

Márcio Alexandre Cardenuto*

Membros da UDV realizam palestras para a comunidade | DMD/Núcleo Samaúma.

A Câmara Municipal de Araçariguama (SP) aprovou e o prefeito da Cidade, Roque Normélio Hoffmann, promulgou, em agosto passado, projeto de lei que instituiu  22 de julho como do Dia Paz e Conciliação. O projeto de lei apresentado pelo vereador Mauro Bonifácio (PR) prevê ações que promovam o bem estar e a conciliação no município de pouco mais de 20 mil habitantes. A data passa a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Município.

A Lei Municipal nº. 737 é uma homenagem ao trabalho de beneficência realizado pelo Núcleo Samaúma, instalado naquela cidade. A data escolhida é uma referência à criação da União do Vegetal, em 22 de julho de 1961.  Na época em que o Núcleo foi fundado, em 10 de Setembro de 1972, o município de Araçariguama ainda não havia se constituído e a região fazia parte do Município de São Roque.

         Conheça um pouco mais da história do Núcleo Samaúma que hoje inteira 44 anos de existência (clique aqui).

Beneficência

Desde os primeiros anos do Núcleo Samaúma são realizadas atividades de beneficência direcionadas aos seus sócios e comunidade das cercanias onde está instalado. Dentre as atividades implementadas pelo Núcleo e posteriormente pelo Lar Sama (braço beneficente da União do Vegetal naquela região), destacam-se as ações oferecidas pelo Posto de Saúde do Bairro da Lagoa que nas décadas de 80 e 90 atendeu os moradores da região e municípios vizinhos. O “Postinho” – como é carinhosamente chamado – tornou-se um ponto de referência em Araçariguama. Atividades de Assistência Social também são realizadas na comunidade, como campanhas de vacinação, do agasalho, festividades natalinas, juninas e outras de época.

Distrito Federal e seis estados

A partir de 2011, para marcar o aniversário de 50 anos de criação da União do Vegetal, várias assembléias legislativas estaduais e câmaras municipais do País aprovaram projetos de lei que instituíram a data de 22 de julho para marcar a busca da paz e da conciliação. As iniciativas dos projetos partiram de deputados estaduais e de vereadores. Depois de promulgados por governadores e prefeitos, os projetos viraram leis no Distrito Federal (2015) e em seis estados: Amazonas (2010), Roraima (2011), Paraná (2011), Pará (2012), Mato Grosso (2015) e Acre (2016); e em mais de 20 municípios brasileiros.

 Integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Samaúma (Araçariguma-SP).

7 respostas
  1. Rodrigo Polignano
    Rodrigo Polignano says:

    Viva o Núcleo Samaúma!
    Saúde, Paz e Prosperidade a todos os incansáveis obreiros do Bem que vem se dedicando a zelar por essa obra de Amor.
    Essa conquista junto ao Município de Araçariguama é motivo de alegria, honra e também responsabilidade.
    Esse é um dia de gratidão e boas lembranças muito especiais.
    Que venham muitos e muitos anos de boas realizações e cultivar do nosso jardim.
    Alegria!

    Abraços fraternos,
    Rodrigo Polignano

    Responder
  2. edson romao gomes
    edson romao gomes says:

    Felicitações e gratidão aos pioneiros do Núcleo Samaúma, que me receberam e auxiliaram nos primeiros passos. A irmandade e direção atual, meu fraterno abraço e votos de prosperidade.

    Responder
  3. Virna
    Virna says:

    Parabéns irmãos do Núcleo Samaúma! Pessoas queridas do meu coração contando essa história de alegria e dando continuidade a essa obra do Grande Mestre! Felicidades, saúde, prosperidade para os senhores!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *