HOASCA: ciência, sociedade e meio ambiente

Mais do que um livro, Hoasca: ciência, sociedade e meio ambiente, organizado pelo Prof. Dr. Joaze Bernardino Costa, do Dpto. de Sociologia da Universidade Federal de Brasília e publicado pela Editora Mercado da Letras, é um documento de referência para estudiosos e pesquisadores da Hoasca e do Centro Espírita Benefcente União do Vegetal – CEBUDV.

A publicação reune artigos originalmente apresentados no II Congresso Internacional da Hoasca, realizado em Brasilia, durante o mês de maio de 2008. Os textos de 44 autores refletem a maturidade de 50 anos de atividades religiosas, institucionais, legais e científicas de uma religião organizada que supreende pela consistência de sua estrutura e pelo compromisso de seu objetivo: o desenvolvimento do ser humano no sentido do aprimoramento de suas virtudes morais, intelectuais e espirituais.

O livro dá a conhecer a seriedade e a transparência do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos discípulos de José Gabriel da Costa, Mestre Gabriel, criador do CEBUDV. Os artigos de sócios, cientistas, representantes da sociedade civil e de dirigentes de outras sociedades hoasqueiras mostram resultados de pesquisa científicas sobre o uso do chá, a histórica e fundamental ação juridica desenvolvida pelo CEBUDV para legalização do uso do chá no Brasil e Estado Unidos da América, o pensamento de lideranças hoasqueiras históricas, as técnicas de cultivo, sustentabilidade e conservação das espécies utilizadas na preparação do chá Hoasca e as ações de Beneficência que elevaram o reconhecimento do Centro como sendo de Utilidade Pública Federal.

Trata-se, portanto, de um importante registro impresso a respeito de uma religião discreta, de tradição de trasmissão oral de conhecimento, produzido com uma pequena tiragem inicial. Uma oportunidade rara para entrar em contato com o universo hoasqueiro.ma oportunidade rara para entrar em contato com o campo de conhecimento hoasqueiro.

Informações Técnicas
ISBN: 978-85-7591-170-9
Páginas: 360
Formato: 16 x 23 cm Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português