Encontro da Orientação Espiritual: Mestre Geral Representante define como momento histórico na UDV

Giuliano Villa Nova (*)

Na União do Vegetal, atividades são desenvolvidas para garantir que crianças e jovens estejam integradas com a cultura caianinha | DMC/Sede Geral.

“Estamos diante de um momento que será histórico em toda a nação caianinha.” Com essa afirmação, o Mestre Geral Representante, Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho, explica sua visão a respeito do II Encontro da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens – Por uma Escola Caianinha, que será realizado nos dias 15, 16, 17 e 18 de junho, em Brasília (DF). O Encontro tem como objetivo reunir esforços para iniciar a construção de uma Rede de Ensino, que possa educar mentes e enriquecer os corações de crianças e de jovens, contribuindo na busca do desenvolvimento harmonioso da humanidade, conforme ensina o Mestre Gabriel, criador do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

“Nosso Mestre já anunciou, quando aqui esteve presente, em matéria, que um dia teríamos uma escola. Estamos encontrando, neste momento, a força e a energia para efetivarmos o que já se faz necessário, de acordo com nossas pesquisas e avaliações”, observa Mestre Clovis. Para se chegar à organização do Encontro, houve uma série de estudos, realizados desde 2015, no grupo da Orientação Espiritual na plataforma Telegram. O grupo, hoje denominado “Escola UDV”, conta atualmente com mais de 330 integrantes, todos, sócios interessados na busca de uma Pedagogia Caianinha, alinhada com os valores da União do Vegetal.

“Este estudo, ‘Por uma Escola Caianinha’, é o início de uma proposta de trabalho na construção de um projeto que irá nos conduzir à efetivação e à consolidação da palavra do nosso Mestre. Todos os estudos sobre o assunto devem ser respeitados, assim como, outras ideias que possam acrescentar ao nosso objetivo. Não existe ainda nada pronto, é bom que isso fique bem claro a todos. O que existe são estudos, propostas, algumas já bem avaliadas, mas que, a princípio, serão apresentadas para um exame criterioso dos presentes no Encontro e, posterior avaliação da Direção Geral do Centro”, ressalta Mestre Clovis. “A unidade de medida para à aprovação da(s) proposta(s) será a que melhor atender aos princípios ensinados pelo nosso Guia Maior, o Mestre Gabriel; sendo assim, o molde orientador da construção da nossa futura escola, dentro do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal”, completa o Mestre Geral Representante.

PARTICIPAÇÃO

Para isso, é fundamental a participação e a presença dos Responsáveis Regionais e Nucleares pelo trabalho da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens. “A presença destes só irá acrescentar, em termos de valores e de conhecimento, trazendo os melhores sinais de suas experiências e suas avaliações, dando-nos as condições de sabermos os pontos mais visíveis em que a nossa irmandade, dentro da OE, está necessitando de aprimoramento, facilitando o direcionamento dos trabalhos”, avalia Mestre Clovis.

A Representação Geral tem incentivado essa presença por meio de comunicação direta com os Mestres Centrais e Mestres Representantes – inclusive, facilitando o pagamento da taxa de participação. O intuito é valorizar e aproveitar ao máximo os estudos que há tempos já são feitos. “É importante a participação dos responsáveis da OE em função de tudo o que eles já vêm realizando, com forte dedicação em suas Regiões, consolidando, cada vez mais, este segmento primoroso dentro do Centro, que é a Orientação Espiritual com Crianças e Jovens”, afirma o Mestre Geral Representante.

EXPECTATIVA

O Mestre Clovis ressalta, ainda, que está otimista com a realização do Encontro, pois a partir do mesmo, pode-se surgir um novo momento nesse trabalho: “Tenho a fé e a esperança de que este Encontro deverá nos fortalecer em todos os sentidos, trazendo novos horizontes de relacionamentos e de conhecimentos, que irão coroar esta brilhante intenção de construirmos nossa Escola Caianinha, respeitando integralmente os princípios do nosso Guia Espiritual”.

“Aproveito para externar minha gratidão, em nome da Representação Geral e da Diretoria Geral, pela grande dedicação de todos que estão envolvidos com comprometimento dentro deste trabalho da OE. Nossa gratidão ao Mestre Edison Saraiva e toda a equipe pelo empenho e amor com que estão realizando esta atividade dentro da nossa União”, destaca Mestre Clovis.

INFORMAÇÕES

II Encontro da Orientação Espiritual – Por uma Escola Caianinha, da Idade Média à Idade Mídia

Data: 15, 16, 17 e 18 de junho de 2017

Local: Centro de Convenções Parque Cidade Corporate – Brasília-DF

Inscrições: até dia 18 de abril de 2017

Mais informações: http://porumaescolacaianinha.udv.org.br/

*Membro do Quadro de Mestres do Núcleo Tucunacá (Caucaia, CE), monitor local e Vice-Diretor de Comunicação Interna do Departamento de Memória e Comunicação da União do Vegetal (DMC).

 

Publicado em 30 de março de 2017. 

13 respostas
  1. Fellipe Santos
    Fellipe Santos says:

    É emocionante ver este momento chegar, que tenhamos a força, a inteligência e a determinação necessárias pra chegarmos nesse objetivo de uma Escola Caianinha!

    Responder
  2. Leonardo Pauperio
    Leonardo Pauperio says:

    A construção de uma rede de ensino caianinha é uma necessidade num mundo tão carente de fortalecimento moral.
    Os exemplos de vida e a doutrina do Mestre Gabriel, o fundamento.
    A palavra do Mestre Gabriel, a certeza.
    O amor à causa e o ânimo do Mestre Edison Saraiva e sua equipe, o impulso necessário.
    Que este movimento prospere mais a cada dia, encontrando os caminhos abertos para o seu pleno êxito!

    Responder
  3. Miguel Almeida
    Miguel Almeida says:

    É de fundamental importância uma escola caianinha para as crianças e jovens da UDV. Quem chegou a estudar, em Manaus, na antiga escolinha Mestre Gabriel, nos anos 80, percebia a diferença. Alguns filhos de sócios se alfabetizaram nela e lembram bem suas vivências.

    Responder
  4. Grace Cordeiro
    Grace Cordeiro says:

    Como caianinha e educadora, sinto-me bem feliz e esperançosa em saber que mais na frente um belo modelo de educação histórica e eficaz que já existiu em algumas nações, em convergência com os precisos ensinos do Mestre, estão por vir a ser realidade na educação brasileira.

    Responder
  5. Perlla Cenzi Sulzbacher
    Perlla Cenzi Sulzbacher says:

    “Que alegria eu sinto pela bondade de Deus”, ter essa fé na Escola Caianinha me dá força na caminhada. Parabéns à Diretoria Geral e a todo o povo da UDV.

    Responder
  6. Daniela Martins
    Daniela Martins says:

    Sou grata por ter a oportunidade de participar deste trabalho que me traz tantos benefícios. Que o Mestre nos ilumine e nos conceda bons resultados.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *