Em Rondônia, 22 de julho é Dia da Paz e da Conciliação

Mestre Gabriel (braços abertos) entre seus discípulos, na casa de um
deles, Antonio Domingo Ramos | Foto: Mestre Cícero (Cícero Alexandre Lopes).

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou, por unanimidade, em 16 de maio deste ano, projeto de lei que institui o dia 22 de julho como “Dia da Paz e da Conciliação” naquele estado. O projeto foi apresentado pelo deputado Ezequiel Junior (sem partido), como uma homenagem à União do Vegetal. O dia é uma referência direta à criação da UDV por José Gabriel da Costa (Mestre Gabriel), ocorrida em 22 de julho de 1961. O texto seguiu para a sanção do governador de Rondônia, Confúcio Moura.

Sócios de vários Núcleos da União do Vegetal em Rondônia estiveram presentes à sessão da Assembleia que aprovou o projeto, dentre eles o Mestre Central da 1ª Região da UDV, Altenísio José de Albuquerque, e a Conselheira Jandira Gabriel, filha de Mestre Gabriel e de Raimunda Ferreira da Costa (Mestre Pequenina).

Seis estados e DF já têm Dia da Paz e Conciliação

Para marcar o aniversário de 50 anos de criação da União do Vegetal, em 2011, várias Assembleias Legislativas estaduais e Câmaras Municipais do país aprovaram projetos de lei que instituíram a data de 22 de julho como um dia dedicado na busca da paz e da conciliação. As iniciativas dos projetos partiram de deputados estaduais e de vereadores.

Depois de promulgados por governadores e prefeitos, os projetos viraram leis no Distrito Federal (2015), em seis estados – Amazonas (2010), Roraima (2011), Paraná (2011), Pará (2012), Mato Grosso (2015) e Acre (2016) – e em mais de 20 municípios brasileiros. Após a promulgação do projeto do deputado Ezequiel Junior, Rondônia passará a ser o sétimo estado a ter um dia oficial para a paz e conciliação.

3 respostas
  1. M.Rubens F. Siqueira
    M.Rubens F. Siqueira says:

    Bom trabalho que vem sendo realizado neste ano de 2017 .
    Mais uma oportunidade que vem ficar registrado no coração dos irmãos da UDV.
    Como já vem sendo feito em outros Estados. Hoje aqui no Estado de Rondônia mais um passo a frente a onde a irmandade da UDV do Estado de Rondônia sente-se feliz com este acontecimento.

    Grato amigo, Dp.Ezequiel.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *