Diretoria Geral realiza Encontro com o Corpo Instrutivo na Bahia

Fábio Gois*

Encontro contou com a participação de 400 pessoas | Foto: João Franco/Núcleo Estrela da Manhã.

O segundo Encontro Regional da Diretoria Geral (DG) com o Corpo Instrutivo (CI), realizado no dia 25 de março no Núcleo Estrela da Manhã (Camaçari-BA), contou com a participação de 400 pessoas. A atividade organizada pela Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, juntamente com a Administração Central da 4ª Região, reuniu integrantes da Direção e do Corpo Instrutivo de sete Núcleos da Região Metropolitana de Salvador (BA), Coração de Maria (BA), Aracaju (SE) e também da Distribuição Autorizada de Vegetal de Mucugê (BA).

O Encontro teve como objetivo aproximar a Diretoria Geral da irmandade. A pedido do Mestre Geral Representante, Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho, a DG elaborou uma apresentação detalhada a respeito do seu funcionamento e da sua estrutura administrativa, explicando seus principais projetos e objetivos.

“Queremos diminuir a distância de informações entre a Diretoria Geral e a irmandade, tornando mais claros os motivos das iniciativas da Direção do Centro. Se a gente tiver um Corpo Instrutivo mais esclarecido do trabalho e das necessidades do Centro, teremos um CI mais presente e unido para desenvolver os objetivos da União do Vegetal,” explicou o Presidente da Diretoria Geral, Mestre Wladimir Fogagnoli Ferraz, presente no Encontro.

“Quando propusemos realizar esse segundo Encontro na 4ª Região, é por causa da importância que ela tem para a UDV. Em número de sócios, é a maior região que temos e, nesse Encontro, contamos com uma grande participação de pessoas interessadas, fazendo perguntas e prestando bastante atenção a todas as informações,” ressaltou o Presidente da DG.

O Mestre Assistente Geral Edson Lodi também participou da reunião e destacou a importância da atividade: “Vejo esse momento como algo de muito respeito demonstrado pela Representação Geral ao pedir que a Diretoria Geral trouxesse essas informações ao Corpo Instrutivo, pois estamos prestando conta daquilo que fazemos,” declarou.

Veja neste vídeo como foi o Encontro:

O trabalho pelo crescimento da UDV

No Encontro, o Presidente iniciou a apresentação explicando como é organizada a Diretoria Geral do Centro, descrevendo cargos e atividades de cada função, além de apresentar os membros da DG. Ele também explicou o desenvolvimento do órgão, criado em 1989, quando a UDV tinha 2.500 sócios, com 36 Núcleos em 6 regiões. Hoje, a União do Vegetal tem 19.503 sócios e 222 Núcleos em 19 regiões, o que demonstra o rápido crescimento e a necessidade de uma estrutura administrativa madura e atuante.

Também foram expostos os macro-objetivos do Centro que são:

1) Aumentar a maturidade administrativa do Centro (compromisso com o planejamento).

2) Encontrar a sustentabilidade financeira.

3) Zelar pelo bom uso do chá.

4) Preparar os dirigentes.

Presente também ao Encontro, o Vice-Presidente de Gestão Financeira, Mestre Pedro Da Rós (Núcleo Gaspar, Brasília-DF), explicou sobre as arrecadações e despesas do Centro, e demonstrou para onde são destinados os recursos dentro dos eixos estratégicos de atuação da DG: Beneficência; Plantio e Meio Ambiente; Memória e Comunicação; Tecnologia; Segurança Institucional e Reserva Estratégica.

Pedro Da Rós também fez uma prestação de contas do atual mandato, explicando como são aplicados os recursos em benefício do Centro e de seus sócios. “Hoje nós temos quatro macro-objetivos da Diretoria Geral que podem ser espelhados também nos Núcleos, onde o Corpo Instrutivo pode se engajar,” explicou.

Para fazer frente ao crescimento da UDV, o Vice-Presidente responsável pelos projetos estratégicos, Mestre Tadeo Feijão (Núcleo Fortaleza, Fortaleza-CE), explicou a importância da Faixa Adicional e do Mercado Inca, ressaltando que essas iniciativas trouxeram uma contribuição muito importante para o Centro. “Hoje é impossível pensar a UDV, com todas essas frentes de trabalho, sem essas duas iniciativas. A Faixa Adicional vem fazendo com que a DG deixe de ser simplesmente um órgão administrativo e seja um órgão participativo na vida do Centro. E o Mercado Inca é uma nova opção, que vai crescer de acordo com a criatividade das pessoas, gerando benefícios diretos para o Núcleo ao qual o sócio pertence,” esclareceu.

Sobre o Encontro, Tadeo Feijão ressaltou ainda a forma transparente como a Diretoria Geral da UDV realiza seu trabalho, “servindo de modelo, de farol para a sociedade brasileira, tão carente de exemplos corretos, em que os valores coletivos e os princípios éticos possam se sobrepor aos interesses pessoais.”

Resultados

“Quem hoje vê a forma como a União do Vegetal está se organizando na sua estrutura administrativa pode se perguntar se a UDV está deixando de ser simples. A resposta é não. Continuamos seguindo dentro da simplicidade, mas é necessário nos organizarmos cada vez mais para atendermos às demandas do crescimento institucional do Centro”, esclarece o Presidente da Diretoria Geral.

Segundo o Mestre Edson Lodi, essa organização é uma consequência natural. Ele lembra que, desde 1989, quando foi eleito primeiro presidente da DG, algumas iniciativas, como por exemplo a implantação do Fundo de Participação, foram fundamentais para a sustentabilidade financeira do Centro. “Hoje estamos agregando novas inteligências e novas tecnologias para continuar crescendo, mas sempre preservando os nossos princípios, o desenvolvimento das virtudes morais, intelectuais e espirituais, conforme nosso Guia, o Mestre Gabriel, nos ensinou.”

Para o Mestre Representante do Núcleo Estrela da Manhã e Vice-Diretor de Comunicação Externa do Departamento de Memória e Comunicação, André Manta, “essa aproximação da DG com o Corpo Instrutivo é muito importante porque fortalece a irmandade, fazendo com que as pessoas se sintam participando mais da causa do Centro e das decisões da Diretoria Geral.”

O Vice-Presidente Pedro Da Rós reforça que esses encontros mostram como toda irmandade da UDV está reunida em prol de uma mesma causa: “A gente já está vendo um resultado do primeiro Encontro realizado em janeiro, com o Corpo Instrutivo da 11ª Região, em Fortaleza.” (Leia mais aqui). Segundo ele, quando a Diretoria Geral se propõe a ir às regiões e trazer a transparência das informações, é uma força a mais que as pessoas têm para se sensibilizarem e se conscientizarem do trabalho. “Isso estimula a participação, inclusive com mais alegria e contentamento,” comemora.

Além do Presidente Wladimir Fogagnoli Ferraz e dos Vice-Presidentes Tadeo Feijão e Pedro Da Rós, participaram também do Encontro o Diretor Adjunto do Departamento de Memória e Comunicação da Diretoria Geral, Conselheiro Jocimar Nastari (Sede Geral, Brasília-DF), e o Consultor da Vice-Presidência de Projetos Estratégicos, Conselheiro João Marcelo Cassis Mathor (Núcleo Samaúma, Araçariguama-SP). Pela 4ª Região, estiveram presentes os Mestres Assistentes Centrais, Augusto Boureau e Kleber Freitas, os Mestres Representantes dos sete Núcleos participantes, e outros integrantes do Quadro de Mestres e da Direção.

As apresentações da Diretoria Geral estão sendo feitas desde o início do atual mandato (2015-2018). Primeiro, foram realizados encontros com todo o Quadro de Mestres (QM) da União do Vegetal. Em 2016, foram feitas reuniões com o QM e o Corpo do Conselho (CDC) e, este ano, iniciados os encontros com o Corpo Instrutivo (CI).

Para 2017, estão previstos ainda encontros regionais com o Corpo Instrutivo na 3ª Região (22/04), 10ª Região (27/05), 13ª Região (10/06), 12ª Região (08/07) e na Sede Geral e Núcleos de Brasília-DF (09/09).

*Fábio Góis é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Estrela da Manhã (Camaçari-BA).

Publicado em 06 de Abril de 2017. 

15 respostas
  1. Renata Maia
    Renata Maia says:

    Participar desse encontro trouxe um sentimento de esperança de um mundo melhor, começando por nós aprendizes caianinhos. Ficou registrado em mim que todos juntos podemos fazer a palavra do Mestre se realizar! Prosperidade para a Diretoria Geral, para a UDV e para todos nós. LPA

    Renata Maia
    Núcleo Pedra Mar Aracaju-SE

    Responder
  2. Felisberto Tanajura
    Felisberto Tanajura says:

    Belíssimo trabalho da Diretoria Geral! Um dia bem proveitoso, que nos mostra que estamos bem representados. Através das apresentações e conteúdos trazidos, podemos ver o preparo e a disposição do presidente e dos diretores envolvidos, em prol de um trabalho de grande importância, que é a organização administrativa do Cento. Grato a todos!

    Responder
  3. Joanes Castro
    Joanes Castro says:

    Fico feliz em ver este trabalho de esclarecimento e aproximação da DG com os sócios do CI. Espero poder participar de um encontro assim aqui na 5ª Região. Felicidades e prosperidade pra direção e pra todos nós.

    Joanes Castro
    Núcleo Lumiar-RJ

    Responder
  4. Marco Tulio Nicolau Soares
    Marco Tulio Nicolau Soares says:

    Momento importante e esclarecedor. Nos deu a oportunidade de termos, para os que ainda não tinham, o conhecimento da estrutura organizacional, administrativa e principalmente do direcionamento e gestão dos recursos financeiros arrecadados pelo Centro. Particularmente vinha me perguntando, pela ignorância a respeito da questão, porque tantos eventos criados e realizados com a intensão de arrecadar dinheiro. Contudo pude perceber claramente pelas informações e esclarecimentos prestados, para onde o recurso é destinado, como ele atende, o quanto ele ajuda a outros irmãos e o que ele custeia; E com isso pude enxergar a importante necessidade do mesmo e destes movimentos de captação. Percebi ainda mais, que cada um de nós, dentro do possível, precisa procurar contribuir, sempre que possível de alguma forma para este trabalho que a Diretoria Geral vem realizando, pois na sua essência é para atender a todos nós. Tenho o Mestre Gabriel como meu guia espiritual nessa UDV que escolhi seguir para aprender a ser melhor em todos os sentidos, e depois do evento, neste momento de despertar que vivo, me sinto ainda mais fortalecido e no dever de fazer a minha parte, na condição que me encontro hoje, para a perpetuação dessa obra. Desejo Prosperidade aos membros da Diretoria Geral pelo trabalho de dedicação, seriedade, competência e doação que vem fazendo, bem como toda a direção da UDV e o símbolo da União para todos nós. Grato à todos que também leram meus comentários onde espero que tenha contribuído de alguma forma para estimular aos srs. (as) a fazer o mesmo… Abraços!

    Marco Tulio – Núcleo Estrela da Manhã (Bahia)

    Responder
  5. Maria Clara Benício Balthazar da Silveira
    Maria Clara Benício Balthazar da Silveira says:

    Fiquei encantada com o encontro do Corpo Instrutivo da IV Região e a Diretoria Geral. Foi um encontro esclarecedor para todos nós, pela simplicidade e organização que foi apresentado. Quero agradecer ao Mestre Geral Representante Clóvis e aos Mestres da Diretoria Geral que estiveram presentes nesse encontro, apresentando esse belíssimo trabalho . Que o Mestre Gabriel continue iluminando todos nós LPA

    Responder
  6. Rita Lima
    Rita Lima says:

    Muito bom o encontro! Um aprendizado para minha vida em ver como os irmãos da UDV se dedicam a fazer um trabalho voluntário com tanto amor e empenho!

    Responder
  7. Rose Dantas
    Rose Dantas says:

    Muito bom este Encontro da Diretoria Geral com a irmandade do Corpo Instrutivo, trazendo esclarecimentos dos trabalhos e necessidades do CEBUDV, para que assim unidos possamos também auxiliar para o engrandecimento dessa União.
    Nós, irmãos da 4ª região, tivemos conhecimento destes trabalhos administrativos e necessidades do Centro, através do Coordenador Regional da Diretoria Geral de nossa região, o Mestre Joel Miguez Sobrinho, que fez um trabalho de conscientização com palestras nos núcleos de nossa região.
    Agradeço ao Mestre Geral Representante pela demonstração de respeito ao Corpo Instrutivo com a iniciativa e à Diretoria Geral que nos aproximou com a organização deste Encontro.

    Rose Dantas
    N.Estrela da Manhã

    Responder
  8. Ivone Bizerra Reis Santos
    Ivone Bizerra Reis Santos says:

    Encantador!! Parabéns a todas DG… Que possamos a cada dia contribuir mais com essa obra do Mestre Gabriel que nos traz tantas coisas boas !!!
    Ivone Bizerra
    Núcleo Vento Divino – Salvador – Bahia

    Responder
  9. Marília Rosa
    Marília Rosa says:

    Na decima segunda região terá tambem esse encontro?

    RESPOSTA: Sim, Marília. Conforme informado na matéria, o Encontro com o Corpo Instrutivo da 12ª Região será dia 08 de julho, no Núcleo Rei Salomão, em Betim, MG.

    Responder
  10. Rogerio fracassi Filho
    Rogerio fracassi Filho says:

    Muito boa essa iniciativa ,
    Pois além de trazer informações esclarecedoras sobre este importante trabalho que vem sendo realizado , tivemos também a oportunidade de conhecer pessoas muito agradáveis como o M Wladimir e família , e o M Pedro da Rós ,
    Me sinto mais próximo e interessado agora .

    Responder
  11. Sérgio Ganelie
    Sérgio Ganelie says:

    Execelente iniciativa, com resultado imediato e também na formação dos futuros dirigentes que hoje estão no CI.
    Felicitações à DG e à Direção da 4ª Região pela organização

    Sérgio Ganelie
    Núcleo Alto das Cordilheiras
    Campinas SP
    CRDG 3ª Região

    Responder
  12. Santos Reis
    Santos Reis says:

    Excelente a iniciativa de envolver o corpo instrutivo com os objetivos da DG, gostei da apresentação aqui em Manaus para a Direção, mas senti a necessidade de participação do Corpo Instrutivo.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *