Departamento de Plantio e Meio Ambiente realiza Encontro em MG

João Magno de Moura*

| 14 Setembro 2017

Plantadores e zeladores da 12ª Região participam de Encontro do Plantio e Meio Ambiente em Minas Gerais | Foto: DMC/Núcleo Luz Divina

O Departamento de Plantio e Meio Ambiente (DPMA) do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal reuniu mais de 70 sócios plantadores e zeladores no 3º Encontro do Plantio da 12ª Região (Minas Gerais), realizado no Núcleo Luz Divina (Governador Valadares, MG – 12ª Região), nos dias 25, 26 e 27 de agosto. Com foco em planejamento e gestão, o Encontro promoveu uma avaliação das atividades realizadas no triênio 2015-2017 e a indicação de prioridades para os próximos três anos.

Presente no Encontro, o Diretor do DPMA, Armínio Pontes (Núcleo Menino Deus, Manaus-AM – 2ª Região), avaliou como produtiva a experiência da 12ª Região, com avanços na implantação de uma rotina de planejamento estratégico do plantio. “Isso facilita a superação das dificuldades, trazendo soluções para a autossustentabilidade e uma crescente capacitação na preparação de plantadores e zeladores”, destacou.

Para o Mestre Central da 12ª Região, José Vitório Tavares Moreira, que também participou das atividades, é muito importante fazer um planejamento das ações que seja acessível a todos os Núcleos. “Isso facilita a vida de todos com organização e simplificação”, explicou.

No Encontro, também foram realizadas dinâmicas para facilitar o estudo do Regimento Interno do Departamento e possibilitar o aprimoramento das ações de plantio nos Núcleos, visando atender aos requisitos do Memorando do DPMA, relativo ao Diagnóstico do Plantio no Centro.

A Equipe Técnica de apoio ao plantio, constituída por jovens acadêmicos, com a supervisão do Vice-Diretor de Pesquisa Científica do DPMA, José Beetowen Barbosa (Núcleo Flor Encantadora, Belo Horizonte-MG – 12ª Região), apresentou projeto de pesquisa da Chacrona na 12ª Região. Também foi realizada uma oficina de produção de terra preta de índio (biochar) e os visitantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da caldeira para o Preparo do Chá Hoasca.

Os resultados do Encontro serão consolidados em um documento que será encaminhado ao Diretor do DPMA e a cada Núcleo da 12ª Região. Esse documento servirá de subsídio para o desenvolvimento dos trabalhos no próximo triênio.


*João Magno de Moura é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Santana do Paraíso (Ipatinga, MG – 12ª Região). 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *