Curso de Agricultura Sintrópica com Ernst Götsch em Fortaleza

| 10 Novembro, 2018

Luciano Gomes Bezerra*

Ernst Gotsch | Foto: divulgação

No mês de dezembro, nos dias 6 a 9, o Núcleo Flor Divina (Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza-CE) promoverá a realização do Curso “Agricultura Sintrópica com Ernst Götsch”, aplicado à implantação de sistemas com Mariri e Chacrona, sendo esta uma ação em harmonia com as diretrizes do Departamento de Plantio e Meio Ambiente da UDV, que orientam o desenvolvimento de plantios em Sistemas Agroflorestais (SAFs). Este é um curso avançado sobre o tema.

A Agricultura Sintrópica é constituída por um conjunto teórico e prático com base em um modelo de agricultura desenvolvido por Ernst Götsch, no qual os processos naturais são traduzidos para as práticas agrícolas tanto em sua forma quanto em sua função e dinâmica. Na Agricultura Sintrópica o estabelecimento de áreas altamente produtivas e independentes de insumos externos tem como consequência a oferta de serviços ecossistêmicos, com especial destaque para a formação de solo, a regulação do microclima e o favorecimento do ciclo da água.

Götsch será o ministrante do curso e contará com a colaboração da agricultora Cimara Goulard, sua companheira.

Ernst Götsch

Ernst nasceu na Suíça em 1948, numa família de agricultores. Estudou e trabalhou com melhoramento vegetal até a década de 70, quando desenvolveu seus primeiros estudos sobre sistemas complexos de plantio em áreas no norte da Suíça e no sul da Alemanha, buscando o caminho dos consórcios entre espécies. Em 1979, foi morar na Costa Rica, realizando trabalhos de recuperação de solos degradados com a implantação de Sistemas Agroflorestais altamente produtivos, sem uso de agroquímicos. Mudou-se para o Brasil na década de 80, e trabalha desde então em sua fazenda com a implantação de agroflorestas fundamentadas na Sucessão Natural de Espécies que propiciam a recuperação dos solos e o ressurgimento de fontes de água. Atualmente, o agricultor e pesquisador é referência internacional em Sistemas Agroflorestais Sucessionais por ter desenvolvido técnica de plantio cujos princípios e práticas reconciliam o ser humano com o meio ambiente e podem ser aplicados a diferentes ecossistemas, assim como para agricultura em grande escala.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no site: bit.ly/agrofloresta-nfd

*Luciano Gomes Bezerra é coordenador Regional do DMC da 11ª Região e integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Flor Divina. 

3 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *