Conselheira Francisca, a primeira professora da UDV

Rodrigo Bomfim Pacheco*

| 18 Agosto 2020

Conselheira Francisca, a primeira professora da UDV | Foto: Isac Pinheiro.

Francisca dos Santos Macedo, a Conselheira Francisca, associada no Núcleo Mestre Gabriel (Porto Velho-RO), nasceu no dia 17 de abril de 1934, em Afonso Pena, hoje Acopiara, no Estado do Ceará. Veio para a Amazônia, acompanhando a família, aos oito anos de idade. A viagem foi a bordo do navio Pará, do Lloyd Brasileiro, a mesma embarcação que trouxe Mestre Gabriel, a quem só conheceu em 7 de maio de 1967, quando bebeu o Vegetal pela primeira vez.

A viagem foi uma aventura, em plena Segunda Guerra Mundial, com perseguição de submarino alemão, a vigilância de aviões aliados e uma epidemia de sarampo a bordo que causou a morte de muitas crianças. Em Belém (PA), passaram para o navio Siqueira Campos e daí até Rondônia, então denominado Território Federal do Guaporé.

Com esforço e muita luta, ela ingressou no Magistério. Quando o Mestre Gabriel veio em definitivo dos seringais estabelecendo-se com a família em Porto Velho, foi convidada por ele para dar aulas de reforço para os filhos, mas a ideia alcançou a vizinhança e 15 crianças passaram a frequentar a Escola 22 de Julho, que funcionava na Sede da União do Vegetal.

Anotações

Em diversos cadernos, com uma letra esmerada, a Conselheira Francisca registrou esta e outras histórias. A seguir, a transcrição das anotações relativas à Escola 22 de Julho. Este ano, Conselheira Francisca comemora 53 anos de União do Vegetal:

Na imagem, algumas das crianças e professoras da Escolinha 22 de Julho | Arquivo: DMC/Sede Geral.

“No ano de 1968 funcionou uma escola na casa de Mestre Gabriel, antiga Sede Geral da União do Vegetal, situada à rua Abunã, nº 1419, bairro Olaria, antigo Território do Guaporé.

Quando cheguei à União do Vegetal, em 07 de maio de 1967, o Mestre Gabriel já sabia que eu e minha irmã Josefa éramos professoras e lecionávamos na Escola Samaritana, do bairro Olaria, na rua Benjamin Constant, onde residíamos. Um dos filhos dele, o Jair, ainda adolescente (tinha entre 14 e 15 anos), era meu aluno no 2º ano primário. A família dele havia chegado do Abunã, rio Mamo, com os filhos menores, que estavam precisando estudar, pois estavam um tanto atrasados nos estudos. Jair auxiliava o pai nos trabalhos da Olaria, fazendo tijolos, e não tinha quase tempo para estudar. As outras crianças eram Jandira, com 11 anos, Carmiro, com 9 anos e Salomão, com 5 anos de idade. O Mestre Gabriel convidou-me a dar aulas de reforço na casa dele, na salinha onde eram realizados os trabalhos, sessões e reuniões.

Foram matriculadas diversas crianças que moravam ali perto, entre elas os meus três filhos, os três da minha irmã, dois da irmã Eulália, Jandira, Carmiro e Salomão. A folha de matrícula constava de mais de 15 crianças. O mestre mandou colocar uma placa na frente da casa onde dizia ‘Escola Particular’.

Organizamos uma festinha no Dia das Crianças com um concurso que elegeria a rainha da escola. Pedimos autorização ao Mestre, que nos disse o seguinte: ‘Se houver concurso na escola vou comprar os votos para minha filha Jandira, ela vai ganhar’. Organizamos a festa na frente da casa, onde fizemos um palanque para a coroação das meninas Jandira, Érica Mendes e Ana Maria, respectivamente rainha, 1ª princesa e 2ª princesa, coroadas com coroas, faixa branca, rosa e azul e vestidos na cor da faixa. Estavam lindas, tiraram fotografias. Mestre Gabriel tirou fotografia com sua filha, muito feliz.

Neste mesmo ano a diretora de Educação e Cultura do Território do Guaporé, Marise Castiel, soube que eu estava lecionando no mariri, como chamavam a seita naquela época, pois não conheciam a União do Vegetal em Porto Velho, então mandou uma comissão de técnicos em educação visitarem a Escola Particular para verificar as condições, com a finalidade de incluí-la na rede escolar de ensino, pois havia grande necessidade de escolas. Eles não acharam boas as condições da escola, devido ao pouco espaço para o recreio, educação física, etc. As crianças ficavam apertadas na sala e no pátio, pois a casa era muito pequena, só havia uma mesa comprida e os bancos ao lado.

As crianças faziam barulho, correndo dentro de casa, batiam nas paredes, subiam nos feixes de mariri, fazendo grande algazarra e perturbando os mestres, que naquela época estavam escrevendo a Convicção do Mestre. A escolinha da União, como era chamada, não teve condições de permanecer e foi preciso desativá-la. Funcionou até dezembro de 1968”.

Conselheira Francisca dos Santos Macedo

Porto Velho, 18 de fevereiro de 1997.

Alunos da Escola 22 de Julho:

Filhos do Mestre Gabriel e Mestre Pequenina: Jandira Gabriel, Carmiro Gabriel e Salomão Gabriel;
Filhos da Conselheira Eulália Castelo: Wilson Vieira da Silva e Suely Maia de Oliveira;
Filhos da Conselheira Francisca: Francisco de Assis Macedo, José Raimundo Macedo e João Bosco Macedo;
Filhos da Josefa (irmã da C. Francisca): Nazaré Miguel de Lima e Joaquim Miguel de Lima;
E mais: Alba Rita Luz, Ademir Luz, Ana Maria Luz, Jarina e Érica Mendes.

*Rodrigo Bomfim Pacheco é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Príncipe Ancarilho (Guarapari-ES, 5ª Região) .

Texto publicado anteriormente no dia 16 de agosto de 2017.

37 respostas
  1. Silvia
    Silvia says:

    Pessoa mais linda e mais querida que conheci, um espírito com alto grau de evolução percebido por qualquer pessoa no primeiro contato. Fiquei encantada com a doçura, delicadeza, amorosidade que ela emana…

    Responder
  2. Sílvia freire de carvalho
    Sílvia freire de carvalho says:

    Que ótimo! Me emociona a UDV ter esse respeito e consideração por professores, no caso a C. Francisca representa todos que com amor se dedicam ao magistério.

    Responder
  3. Miâmisson L. de Souza
    Miâmisson L. de Souza says:

    Ser professora é muito mais do que transmitir o conhecimento.
    É aquela que ensina com dedicação e paciência, é aquela que quebra os nossos galhos, aquela que quando tudo está difícil abre um sorriso e diz: calma, você vai conseguir.
    É agir com simplicidade, com companheirismo, está sempre disposta a ajudar a qualquer hora, enfim todas essas características se resume a C. Francisca.
    Tive a honra de assistir uma sessão dirigida por ela, rica de ensinos e orientações.

    Que o Mestre Gabriel esteja sempre conduzindo seus passos.

    Parabéns por esse trabalho de auxiliar o Mestre!

    Responder
  4. José Roberto Acre.
    José Roberto Acre. says:

    Quanta emoção ao ler esse relato, receba meus cumprimentos, Conselheira Francisca, em reconhecimento ao seu trabalho de amor ao próximo.

    Um forte abraços com votos de saúde e vida longa!!

    Responder
    • Meije
      Meije says:

      Achei muito lindo este relato da Conselheira Francisca… emocionante! Meus reconhecimentos a uma Mestra da Educação pelo seu trabalho, dedicação e generosidade!!

      Responder
  5. Ema Degraf
    Ema Degraf says:

    Que bom poder conhecer um pouco da história da Conselheira Francisca, um belo exemplo de amor ao próximo. Parabéns ao blog e ao DMC pela iniciativa! Que possamos ter mais registros das conselheiras e irmãs que conviveram com o M. Gabriel.

    Responder
  6. Evanize de Barros Lima
    Evanize de Barros Lima says:

    Gratidão e alegria é o que sinto por ver na União o reconhecimento pela primeira professora e primeira escola da União, nasceu dentro da casa do nosso Mestre. A essa senhora meu respeito e gratidão. Sou professora também !

    Responder
  7. Flávia Rodrigues de Medeiros
    Flávia Rodrigues de Medeiros says:

    Que alegria poder conhecer essa história, um belo exemplo que nos diz da prática simples de uma professora disposta que colocou a mão na massa para atender um pedido de M. Gabriel frente as necessidades de escolarização daquelas crianças .

    Responder
  8. Júlio César Teles De Sousa junior
    Júlio César Teles De Sousa junior says:

    Conhecer historias da UDV alem dos relatos dos Mestres de Origem, com personagens que ali viveram , enriquessem mais ainda nossas origens.

    Responder
  9. Walter Badaró
    Walter Badaró says:

    Um pequeno recorte de uma grande história, que hoje nos encanta pelo saciar da sede de a conhecer através das lembranças contadas por nossos primeiros irmãos. Preciosidades da nossa União do Vegetal.

    Com certeza ainda é tempo de valorizar e zelar por estas jóias que ainda temos e pela memória dos que já tivemos mais perto.

    Parabéns a equipe do blog pelo bom trabalho quem vem sendo realizado.

    Responder
  10. Halysson Nogueira Fraga
    Halysson Nogueira Fraga says:

    Que bom saber mais um bom exemplo do Mestre Gabriel e conhecer as boas histórias dos primeiros irmãos interagindo com o nosso Guia.

    Responder
  11. Jairo Santos
    Jairo Santos says:

    Sou grato por este presente da presença no blog da história da Conselheira Francisca que soube enxergar o coração amoroso e iluminado de Mestre Gabriel na simplicidade da sua vida. Que venham mais histórias das mulheres pioneiras da UDV que em todo os lugares são presenças singulares a merecerem nossa gratidão e amizade!

    Responder
    • Ibsen Gouvea Bruno
      Ibsen Gouvea Bruno says:

      Emocionante esse relato, que honra conhecer um pouco da história da C. Francisca e seu trabalho de Amor e dedicação pelas crianças, pela educação e pela UDV. Deixo aqui meu reconhecimento e gratidão a essa Senhora tão especial, C. Francisca!

      Responder
  12. Flávia Ilíada
    Flávia Ilíada says:

    Importante e bonita matéria trazendo parte da história de nossos primeiros irmãos. Parabéns aos nossos garimpeiros de memórias, que vem nos presenteando com esses tesouros guardados.
    Como disse ao C. Badaró, as vivências nessa escolinha e dessas senhoras também merecem um belo vídeo!
    Faço votos que tenhamos cada vez mais pessoas interessadas e comprometidas com esse trabalho de zelar e trazer essas experiências para nós que já chegamos mais recentemente nessa União.

    Abraços fraternos.

    Responder
  13. Almir Nahas
    Almir Nahas says:

    Mais um exemplo de um trabalho que acontece atendendo a uma necessidade e de acordo com a possibilidade do momento! Belo exemplo!! Mais um indicativo para o momento atual!

    Responder
  14. Leonel Graça Generoso Pereira
    Leonel Graça Generoso Pereira says:

    Conheci a conselheira Francisca e sua irmã Josefa, inseparáveis. Uma história bonita, que nos mostra como o M. Gabriel administrava as coisas, pela necessidade e pela simplicidade.

    Responder
  15. Érica Monteiro
    Érica Monteiro says:

    Que lindo este pequeno relato de tanta grandeza em significado, a simplicidade e facilidade do Mestre administrando e também como sempre nos ensinando!
    Esta foto com a turma de crianças e professoras me fez sentir alegria!

    Felicidades a esta senhora Conselheira e Professora Francisca! Deus a abençoe,
    abraços e flores

    Responder
  16. Aline Carolina de Freitas
    Aline Carolina de Freitas says:

    Que riqueza termos a oportunidade de conhecer mais um relato dessa semente de esperança e bondade da história do Mestre e dos primeiros discípulos.

    Responder
  17. Enedir Generoso cintra
    Enedir Generoso cintra says:

    Minha querida amada e ‘cumadi’, C. Francisca, salve essa data tão querida a nós. Te desejo boas novas. Saiba que a senhora é bem especial na minha caminhanha espiritual. Sou grata a Deus pela Senhora fazer parte da minha vida e das minhas filhas, e a nossa saudosa C. Josefa, minha comadre. Sou Grata ao Mestre por eu ter o previlégio de conhecer vocês e conviver 15 anos. A senhora me fala das burracheiras e dos ensinos quando o Mestre Gabriel estava vivo e que a senhora vem colher as flores que tens plantado em sua caminhada. Lembra que eu te amo.

    Responder
  18. Julia Casulari motta
    Julia Casulari motta says:

    Parabéns pela reportagem homenageando nossa querida C. Francisca. Fiz uma entrevista espontânea com a C. Francisca que está incorporada ao acervo da Escola Caianinha, que chamará Escola 22 de Julho, em homenagem a essa primeira escola. Grata a equipe que organiza este trabalho de publicação da história.

    Responder
  19. Edvanildo Lobo
    Edvanildo Lobo says:

    Feliz por ler esta linda história no blog da UDV, cujo conteúdo já tinha escutado da minha amiga C. Suely Maia (que foi uma das alunas da escola) em uma Distribuição em Preparo de Vegetal no Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel, em João Pessoa (PB)*, onde ela está sócia. Meu reconhecimento à C. Francisca pelo brilhante trabalho desenvolvido em prol da educação no Centro e pela semente plantada.

    *o Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel é no município de Santa Rita (PB), Região Metropolitana da capital João Pessoa.

    Responder
  20. Fabyano Brito
    Fabyano Brito says:

    Que bom em saber que eu tenho uma conterrânea na origem da UDV. Fiquei bem contente com essa homenagem a C. Francisca e saber que tem mais pessoas de Acopiara-CE na UDV.

    Responder
  21. María das Graças Cabral Mendes
    María das Graças Cabral Mendes says:

    Merecida homenagem! Jóia é também conversar com a Conselheira Francisca, perceber a beleza da memória viva a lembrar de momentos vividos e registrado da sessões com M.Gabriel e M.Pequenina.
    Linda reconstrução de Memória e Documentação dos nossos Jovens.

    Responder
    • Isadora Solon
      Isadora Solon says:

      Parabéns, Conselheira Francisca, e todos os alunos e amigos. Parabéns ao Mestre Gabriel! Eu também continuo esta obra, teremos uma educação cultural hoasqueira! Somo meus esforços como professora e executiva também em um espaço ainda precário que devagarinho venho preparando. E um método para transformar as atividades dos estudantes em titulo monetário, graças a lei 11.638. Bela iniciativa de formação social.

      Responder
  22. Augusto Lobo
    Augusto Lobo says:

    Venho conhecendo mais dessa sagrada obra aqui no blog, um trabalho importante. Quanta beleza existe na simplicidade do Mestre em acolher a todos e fazer florir os dons de cada um. A C. Francisca, como pioneira de uma escola que hoje tem condições de receber licença pra funcionar, tem seu reconhecimento lindo texto.

    Responder
  23. Ana Maria Paz
    Ana Maria Paz says:

    Que especial! É mais uma confirmação que vamos ter escola na União do Vegetal. Parabens aos primeiros professores na UDV, e por está conhecendo a história destas pessoas.

    Responder
  24. Adriana Borges
    Adriana Borges says:

    Que belo exemplo. Muito grata, C. Francisca. A senhora é uma inspiração. Grata ao nosso amado Mestre Gabriel por todo o tempo nos ensinar a ser pessoas mais simples e fazermos o melhor com o que temos disponível. Grata ao trabalho de todos os amigos e amigas que fizeram essa testemunho chegar ate nós.

    Responder
  25. Lita Passos
    Lita Passos says:

    É sempre tempo de conhecer e aprender. A história da Conselheira Francisca, da Escola 22 de Julho,e do generoso coração do Mestre Gabriel. Tudo isso nos fortalece e enche de inspiração pra seguir na vida. Gratidão.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *