Conferência analisa efeitos medicinais da Ayahuasca

E/D: Glenn H. Shepard Jr, Moacir Biondo, Mapu e Rafael Guimarães dos Santos (moderador) | Foto: Serio Polignano.

No Fórum Principal – Política e Sustentabilidade da II Conferência Mundial da Ayahuasca, em Rio Branco – Acre, Moacir Biondo (Mestre Representante do Núcleo Tiuaco em Manaus-AM) contou ontem, 18 de outubro de 2016, como foi seu primeiro contato com o Chá Hoasca (ou Vegetal) – recebido das mãos do Mestre Roberto Evangelista – e como isso lhe despertou para estudar a espiritualidade e os benefícios das plantas medicinais para os seres humanos.

Em entrevista à equipe do Blog da UDV, mestre Moacir Biondo destacou que aprendeu muito com Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho (In memoriam) a lidar com o Vegetal (denominação pela qual a UDV conhece a Ayahuasca) e com a natureza e que isso está registrado em sua história. Florêncio Siqueira de Carvalho é um dos Mestres da Origem do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

À mesma mesa em que participou Biondo, estava também presente o pesquisador norte-americano Glenn Shepard Jr. que apresentou estudos recentes sobre o uso da ayahuasca em contexto indígena. Shepard é etnobotânico e antropologista médico. Representando a tribo Huni Kuin, o indígena Mapu falou sobre a importância de estarmos abertos para receber a medicina sagrada da Ayahuasca – reconhecendo a grandeza espiritual do Chá Hoasca – e receber seus benefícios.

Valorização não econômica da natureza

As práticas de conservação florestal no Estado de Rondônia foi tema de pesquisa do doutorando em geografia e sócio da União do Vegetal Julien Thevenin (Corpo Instrutivo do Núcleo Encanto das Águas, Ilhéus – BA) apresentado na Câmara Temática de Ciências Sociais. O trabalho mostra que o ressurgimento nos centros urbanos da sacralidade da natureza, por meio da Hoasca, tem conduzido a uma valorização não econômica da natureza e à conservação florestal crescente, a partir do plantio do mariri e da chacrona na União do Vegetal. Os estudos como esse comprovam a responsabilidade desses centros urbanos perante o meio ambiente, sendo mais um componente de sua legitimidade, que tende a se tornar um elemento chave na luta pela legalidade do uso da Hoasca no mundo.

Patrick Walsh (Corpo Instrutivo do Núcleo Fortaleza – Fortaleza-CE) abordou sobre “como produzir uma pesquisa eticamente responsável com e a partir dos sócios da UDV”. Ainda no âmbito acadêmico, Antônio Roazzi (integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Mãe Gloriosa, Recife –PE) desenvolveu seu trabalho sob a ótica da saúde pública em torno do tema “Qual o papel da experiência religiosa no desenvolvimento do self (indivíduo)?”.

3 respostas
  1. Nonato Carvalho
    Nonato Carvalho says:

    Eu conheci a UDV no ano de 1991,na cidade de Manaus-AM, comunguei o chá por quase 10 anos. Me ausentei por 13 anos da UDV e o motivo da ausencia foi porque volte pra minha cidade natal( Marabá-PA, onde não tem a UDV). Sinto falta da União.

    Nonato Carvalho

    Responder
  2. Alessandre Bragança
    Alessandre Bragança says:

    Realmente é muito interessante os efeitos do vegetal em nosso organismo. Só de participar de uma sessão e dormir às 04:00hs e acordar as 06:00hs com disposição é surpreendente, mas tem muitos outros benefícios físicos e espirituais… Quero ainda ler estudos científicos dos efeitos do vegetal em nosso físico.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *