Carta de Princípios das Entidades Religiosas Usuárias do Chá Hoasca completa 30 anos

Flávia Ilíada*

| 24 Novembro, 2021

Neste 24 de novembro de 2021, está inteirando 30 anos da publicação da Carta de Princípios das Entidades Religiosas Usuárias do Chá Hoasca. Esse documento tem uma relevância histórica para as comunidades que fazem o uso religioso da Ayahuasca (Na UDV denominado Hoasca ou Vegetal) não só no Brasil, mas também em outros países. A Carta de Princípios foi o primeiro documento conjunto que definiu e alinhou as diretrizes para o uso ritualístico do chá pelas comunidades tradicionais hoasqueiras do Brasil.

>> Clique aqui e acesse a íntegra da Carta de Princípios das Entidades Religiosas Usuárias do Chá Hoasca

Os princípios estabelecidos pela Carta são adotados pela União do Vegetal desde a sua origem e ainda hoje, é um dos documentos que regem suas práticas quanto ao uso ritualístico do Vegetal e está assinada pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal; pelo Centro de Iluminação Cristã Luz Universal – Alto Santo; e pelo Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz, e outras sociedades religiosas.

Dentre outras regras, as instituições se comprometem no documento a não comercializar o chá em nenhuma circunstância; preparar o Vegetal usando apenas Mariri (cipó Banisteriopsis caapi), Chacrona (folha Psychotria viridis) e água; e vetar o seu uso por pessoas que estejam sob efeito de outras substâncias, como drogas ou álcool.

Princípios morais, éticos e religiosos

Com a chegada dos rituais envolvendo o Vegetal aos centros urbanos brasileiros as instituições religiosas, por diversas vezes, foram alvos de ataques e questionamentos por parte de setores da imprensa e organismos governamentais, sofrendo ameaças de proibição do uso do chá e mesmo a prisão de líderes – como ocorreu em 1967 com José Gabriel da Costa (Mestre Gabriel), criador da União do Vegetal. A UDV vem procurando responder prontamente, desde o início de suas atividades, aos questionamentos das autoridades, e o faz por meio de pesquisas científicas e, principalmente, por sua prática fiel aos seus princípios morais, éticos e religiosos.

Resolução do Conad

A Carta de Princípios foi uma base efetiva para que, em janeiro de 2010, o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas ( CONAD) publicasse a Resolução Nº 1, que veio ser, efetivamente, o primeiro marco regulatório do poder público brasileiro sobre o uso ritualístico do chá Hoasca. Essa resolução vem garantindo a legalidade da comunhão desse sacramento em todo território nacional, não apenas as três entidades religiosas tradicionais, mas a todas as comunidades hoasqueiras.

*Flávia Ilíada é membro do Corpo do Conselho do Núcleo Rei Hoasqueiro (Brasília-DF). O texto recebeu colaboração de Mestre Edson Lodi Campos Soares, integrante do Conselho de Administração Geral

Publicado anteriormente em 14 dezembro 2016 por ocasião dos 25 anos da Carta de Princípios. 

12 respostas
  1. Edson Romão Gomes
    Edson Romão Gomes says:

    Quero expressar gratidão aos dirigentes que estiveram e estão a frente deste trabalho, realizado em prol da liberdade do uso religioso e responsável do Chá Hoasca. Um benefício que vem chegando a mais e mais pessoas neste País e no exterior. Abs e Feliz Natal à todos.

    Responder
  2. Carlos Augusto
    Carlos Augusto says:

    Não foi muito fácil chegar até a assinatura desta carta, tivemos muitos momentos de aproximação, visitas, fazendo amizade, diversas conversas, depois reuniões, etc… Até chegar nesta carta.

    Responder
  3. Sheridan Bastos
    Sheridan Bastos says:

    Pertenço a União do Vegetal há mais de vinte anos.Minha vida vendo sendo desde então, uma fonte de boas descobertas: compreendendo melhor meus irmãos de jornada nessa vida, aceitando de um jeito mais tranquilo as situações, buscando melhorar a cada dia ( nada é fácil e nem milagroso; tenho que fazer a minha parte) e venho devagarinho conseguido. Fiz e continuo fazendo verdadeiros amigos! Hoje tenho paz. Sou uma pessoa feliz. Minha gratidão ao nosso Mestre Gabriel, nosso guia e representante dos ensinamentos de Deus. Aos mestres e a toda irmandade.

    Responder
  4. Émerson Queiroz
    Émerson Queiroz says:

    Após 30 anos da assinatura da carta de princípios, a UDV continua cumprindo o que foi firmado na carta, mostrando a responsabilidade e seriedade na qual temos com o uso do chá.

    Responder
  5. Rodrigo Polignano
    Rodrigo Polignano says:

    Motivo de gratidão e alegria pelo excelente trabalho realizado com amor e responsabilidade.
    Continuamos no cumprimento fiel desses princípios e vemos a solidez do crescimento da UDV com alegria e honra.
    Gratidão a todos os irmãos que estiveram à frente desse trabalho e permanecem cada vez mais firmes diante dessa nossa responsabilidade.
    Saúde, prosperidade e dias de paz a todos.

    Responder
  6. Edson Lodi
    Edson Lodi says:

    Paz
    Hoje tenho a grande honra de lançar o livro Eu vi a lua – Histórias de mulheres ayahuasqueiras, durante as comemorações dos 30 anos da Carta de Princípios.
    Junto com alguns amigos queridos tive a honra de viver intensamente a elaboração dessa Carta, o que muito me honra.

    Responder
  7. José Roberto da Silva Barbosa
    José Roberto da Silva Barbosa says:

    Como é sabido muitas coisas importantes da união do Vegetal aconteceram no Acre e tem o trabalho de muitas mãos cainainhas anônimas que união do Vegetal conseguiu tocar o coração que vivem aqui na região e continuam trabalhando para que se cumpra os termos da carta de princípios, acompanho aqui o trabalho e sei que não só nós, mas a casa de Jesus Fonte de Luz do Frei Daniel e o Alto Santo do Mestre ireineu entidades tradicionais da ayahuasca cumprem o tratado igualmente a nós, peço ao Mestre e a todos os seres divinos que abençoe sempre a está boa união dos ayahuasqueiros que tem a responsabilidade do uso responsável do Chá Hoasca e suas doutrinas.
    Realmente temos muito o que comemorar.
    Felicidades a todos!!!
    Abraços fraternos.

    Responder
  8. Frederico Korndorfer Neto
    Frederico Korndorfer Neto says:

    Congratulações a todos que trabalharam para que as entidades hoasqueiras pudessem chegar ao entendimento da importância institucional de assinar essa Carta de Princípios.
    Tive a honra e privilégio de estar presente em Rio Branco (AC) quando da assinatura de tão importante documento.

    Responder
  9. Rafael Casimiro Rocha
    Rafael Casimiro Rocha says:

    Parabéns ao Mestre Adamir e aos irmãos do Estado do Acre por essa importante iniciativa, dando cumprimento à palavra de nosso Mestre Gabriel que devemos cativar as autoridades. E cativamos as autoridades com o nosso praticado. O praticado de paz e união que o Mestre Adamir teve junto com as demais religiões hoasqueiras foi marco importante para a regulamentação definitiva do uso do Vegetal no Brasil! Somos todos devedores de reconhecimento a estes primeiros irmãos!

    Responder
  10. Guilherme Oberlaender
    Guilherme Oberlaender says:

    Esta carta teve seu esboço iniciado por ocasião do 1 Congresso do então CEM, em SP. Ali juntos, inclusive com Dr Domingos Bernardes do Confen, chegou se a conclusão da necessidade de preservar os Princípios que norteiam a UDV.
    O marco inicial foi a carta de princípios de Genebra, eu tinha uma copia por conta de meu trabalho, nos debruçamos e foi sendo adaptada com o tempo, gradualmente para atender a esta necessidade. Isto veio se mostrando fundamental em distinguir a UDV das demais entidades “ayahuasqueiras”. Durante o trabalho junto ao CONFEN, se mostrou de fundamental importância.
    Boa lembrança destes momentos históricos que se fizeram necessários para preservar e consolidar nosso direito de praticar nossa Religião dentro da lei.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *