Associação José Gabriel da Costa completa 10 anos

Sessão dirigida pelo Mestre Clovis Cavalieri. Em pé, Getúlio Gabriel, filho de Mestre Pequenina e Mestre Gabriel | Foto: Isac Pinheiro.

O mesmo local onde Mestre Gabriel morou com a família e realizou as primeiras sessões da União do Vegetal em Porto Velho (RO), recebeu inúmeros sócios do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal no derradeiro dia 7, quando a Associação José Gabriel da Costa (AJGC) comemorou seus primeiros 10 anos de criação. Para marcar esse aniversário, foi realizada na AJGC uma Sessão de Vegetal dirigida pelo Mestre Geral Representante da União do Vegetal, Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho.

Casa de Caboclo

A Associação José Gabriel da Costa está instalada onde também funcionou, nos primeiros anos, a Sede da UDV. No local foi construída uma réplica da primeira Sede e que foi inaugurada em 1º de abril deste ano, a primeira etapa do plano de construção do Memorial José Gabriel da Costa. Nos anos da década de 1960, a Sede era um espaço geminado a residência de Mestre Gabriel e Mestre Pequenina e cedido à época para que ali se realizassem as sessões de Vegetal.

Clique aqui e acesse o texto “O Renascimento de uma Casa de Caboclo”. 

Filhos e netos de Mestre Gabriel

Filhos de Mestre Gabriel e da Mestre Pequenina estiveram presentes na sessão de 7 de novembro, entre eles Mestre Carmiro, Conselheira Jandira (atual presidente da AJGC), Getúlio e Benvindo, além de netos. Participaram também dezenas de outros associados da UDV, como o Mestre Central da 1ª Região, Altenísio José de Albuquerque, Mestres Representantes de Núcleos, mestres, conselheiros e discípulos.

A Associação José Gabriel da Costa teve como primeiro presidente o mestre José Carlos Garcia, hoje residindo nos Estados Unidos, que enviou uma carta lida durante a sessão. Mestre Clovis, por sua vez, destacou e renovou o apoio que a Diretoria Geral vem dando à AJGC, cujo objetivo maior é construir e manter o Memorial José Gabriel da Costa, que conterá documentos e depoimentos sobre o Mestre Gabriel e a União do Vegetal desde a sua origem.

Emoção

Mestre Carmiro, Conselheira Jandira e Getúlio, em suas respectivas oratórias, destacaram a emoção de estar no local onde passaram a infância e parte da juventude, lembrando da presença da Mestre Pequenina e do Mestre Gabriel, do local de onde Mestre Gabriel falava dentro do Salão e de acontecimentos ocorridos durante algumas das muitas sessões que ali foram realizadas.

Após a conclusão da sessão, a comemoração continuou em clima de alegria com um lanche de confraternização e a apresentação de um coral com músicas da época do Mestre Gabriel.

Veja abaixo alguns registros desta alegre data. As fotos são de autoria de Isac Pinheiro, integrante do Quadro de Sócios do Núcleo Mestre Gabriel (Porto Velho – RO):

4 respostas
  1. David Melo van den Brule
    David Melo van den Brule says:

    Essa data vem ser comemorada (em outros anos) tb com sessão?

    RESPOSTA: David, não temos como informá-lo a respeito desta pergunta. A programação da Associação José Gabriel da Costa acontece de acordo com a disponibilidade dos seus organizadores. Para mais informações, entre em contato através do e-mail contato@memorialjosegabrieldacosta.org.br.

    Responder
  2. Mestre Santos
    Mestre Santos says:

    Parabéns pelos 10 anos da Associação José Gabriel da Costa. Desejo progresso e quero poder contribuir com o crescimento desta associação. Luz, paz e amor.

    Responder
  3. Emanoé Messias
    Emanoé Messias says:

    Que essa data venha se repetir por muitos anos, e venha “INTEIRAR” mais anos de realizações com esse propósito construtivo com LUZ, PAZ e AMOR.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *