6ª Edição do Festival Água no 3º Milênio no DF

| 28 Setembro, 2010

Ivanir Vicente de Oliveira*

Realizada de 12 a 15 de agosto, a 6ª Edição do Festival Água no 3º Milênio no DF apresentou atividades de arte, cultura, educação ambiental e de preservação de nascentes. Outro destaque desta edição foi o lançamento do Manual Água – Conservação, Uso Racional e Reúso. O Festival é um evento promovido pela Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico. 

A abertura do Festival aconteceu no Auditório da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente – SRHU/MMA, tendo como anfitrião o Dr. Ronaldo Hipolito, Chefe de Gabinete da SRHU. Durante os dias do evento foram realizadas várias atividades ambientais e culturais em vários pontos do DF e no entorno.

No dia 13, foram realizadas atividades no Parque Nacional de Brasília – conhecido também como “Água Mineral”, com o envolvimento de alunos de Escolas Públicas localizadas no Paranoá e Monjolo. O Grupo Mambembrincantes conduziu de forma lúdica as reflexões sobre meio ambiente, com rodas de música, bate-papos descontraídos sobre alimentação, saúde e lixo, além de atividades de lazer nas piscinas.

Ainda no dia 13, realizou-se uma aula de campo com o título: Bioma Cerrado e Preservação de Nascentes, com a presença de alunos de duas escolas de Planaltina/GO. Os estudantes realizaram uma atividade prática na nascente Luar do Cerrado, nas proximidades de um condomínio, em Sobradinho/DF.

Na zona rural de Brazlândia/DF, no dia 14, foram promovidas atividades repletas de harmonia. As pessoas presentes tiveram a oportunidade de receber informações sobre temas como agrofloresta, fossa ecológica e reservatório para captação de água da chuva, além de  assistir a uma apresentação musical.

No dia 15, a 6ª edição do Festival no DF foi encerrada no Parque Olhos d’Água, durante uma caminhada com apresentações de música e poesia. O final da edição marcou o início a 7ª Edição.

Ações Contínuas

O Festival Água no 3º Milênio é um cenário onde é apresentado todo um trabalho desenvolvido nos intervalos das edições. Durante um ano, são realizadas várias atividades que culminam com a apresentação dos resultados durante o evento. Assim, no decorrer da 6ª Edição do Festival, foram realizadas várias outras atividades. Entre elas estão uma Exposição de fotografias na Escola Classe 304 Norte e duas Oficinas de fabricação de sabão com óleo de cozinha usado. Estas oficinas fazem parte de uma campanha de iniciativa da Coordenação Regional da Associação Novo Encanto, iniciada no ano de 2009, para estimular as pessoas a recolherem o óleo usado, evitando o descarte no ralo da pia, o que causa grande poluição na água dos rios. Estudos indicam que  um litro de óleo usado pode contaminar cerca de 25 mil litros de água.

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, do Ministério do Meio Ambiente – CNRH – realizou, de 23 a 25/03/2010, a Pré-Convenção Nacional de Águas – PRE-CONAGUAS, com o objetivo de construir uma Agenda Nacional para os recursos hídricos no Brasil. Na abertura da Pré-Convenção, foi lançado o Manual Água – Conservação, Uso Racional e Reúso, publicação conjunta Novo Encanto – Projeto Gestar/MMA.

Também como parte das atividades do Festival foi realizado, em 01/08/2010, o primeiro passeio de barco no Lago Paranoá – Brasília/DF. Aberto ao público, teve a participação de representantes de escolas e palestra sobre os desafios enfrentados pelo Lago.

O Festival “Água no 3º Milênio” é realizado em várias cidades brasileiras e também em Madri, Espanha, encontrando-se em franca expansão. Trata-se de um projeto de cidadania, que tem como lema “Água pela Paz”, e que associa arte e ecologia com o objetivo de sensibilizar e educar, tendo em vista a preservação do meio ambiente, com enfoque na Água.

Realiza-se em ciclos – como a Água – e ao final de cada edição um novo ciclo se inicia.

*Ivanir Vicente de Oliveira é Assessora de Comunicação do Festival Água no 3º Milênio.