2ª Capacitação de Plantadores e Zeladores

| 11 maio 2012

Central de Formação de Plantadores e Zeladores de Mariri e Chacrona, em São João da Baliza- RR.

Central de Formação de Plantadores da União do Vegetal
Aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de abril a 2ª Capacitação de Plantadores e Zeladores de nossas plantas sagradas na Central de Formação de Plantadores– CFP, em São João da Baliza- RR, sob a coordenação de Henrique Cattanio, Presidente da CFP.

Com a participação de 108 inscritos mais o pessoal de apoio, o curso transcorreu dentro do programado e com resultado bastante otimista. No dia 28, distribuídos em 4 grupos de 25 pessoas houve o treinamento em Sistemas Agroflorestais e Vivências Caianinhas, MÓDULO 1, Colheita e seleção de sementes, mudas nativas de mariri, preparação de mudas com folhas, nó e sementes. MÓDULO 2, Preparo de compostagem e fertilizantes biológicos líquidos, correção do solo e adubação, preparação de viveiros, produção de mudas, escolha do local para plantio, demarcação e abertura de covas e plantio das espécies. MÓDULO 3, Apresentação do que é uma agrofloresta, construção de uma parcela agroflorestal, demarcação da área, com uso de trena, GPS e bússola, escolha de espécies e respectivos espaçamentos, demarcação e abertura de covas, correção do solo e adubação e plantio das espécies. MÓDULO 4, Encontrar água pelo método natural, orientação e navegação com bússola e pelos recursos naturais e manejo e utilização de ferramentas e equipamentos (opcional). No dia 29, aconteceu as Vivencias Caianinhas com caminhada na floresta e preparação de pomadas. No dia 30 tivemos a pesquisa e colheita de mariri nativo.

Também houve o lançamento da campanha de Sócios Colaboradores da CFP, visando o funcionamento e manutenção de suas instalações e da área de floresta, além dos investimentos para a futura autossustentabilidade da Central. Foram criadas 4 categorias de sócios: Sócios Breuzim, destinados aos irmãos da 16ª região, os fundadores e responsáveis pelo funcionamento da Central, os quais vem ligando este trabalho em nós e Sócios Mulateiro, Sócios Castanheira, E Sócios Imburana de Cheiro.

Em breve será lançado um Vídeo Institucional para distribuição aos Núcleos DA udv na divulgação da Missão e dos Objetivos da Central. Foram dias maravilhosos cheios de aprendizados e encantamentos com a beleza natural do local onde funciona a CFP. Ainda no dia 29 tivemos uma Noite Cultural com muita alegria e diversão, com show de talentos.

Esta iniciativa é exclusiva a sócios de dirigentes do Centro, e visa manter e fortalecer os vínculos dos atuais associados com as origens da UDV e seus valores essenciais, e como parte dessa essência, proporcionar vivências em ambiente florestal e a transmissão de conhecimentos da cultura cabocla.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *