Jordão homenageia UDV pelo cinquentenário

Jordão dista 344 km de Rio Branco.  A sede de município mais próximo atualmente, é Tarauacá – com um tempo de viagem por via aérea de 45 minutos em monomotor ou, via fluvial, em barco “rabetão”, quando a demora é de aproximadamente 2 dias.

Todos os Municípios em que a UDV está presente, na 17ª região, tiveram realizadas Sessões Solene em comemoração ao cinquentenário de fundação do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Surgida no período áureo da borracha, a Vila Jordão só ganhou o status de município no dia 28 de abril de 1992 quando por força da Lei 1.034 teve seu território de 6.695,5 km² desmembrado do município de Tarauacá. Com 6.059 habitantes dos quais 86% vivem na Zona Rural e 14% na urbana, Jordão tem sido notícia nacional por conta da existência de índios arredios em seu território.

Sua economia é voltada para o extrativismo da borracha e essências florestais. Na região há grande quantidade de palmeiras de dendê nativa ainda mal aproveitados.

Quanto ao setor produtivo, cresce cada vez mais em importância a agricultura, no que se destacam o milho, o feijão e amendoim. É a única localidade do Acre em que se cultivam variedades e alho.

O município se caracteriza entre outras coisas por sua tecelagem altamente elaborada e uma rica cultura material e espiritual que inclui o uso do chá “Nixi pae” (hoasca).