UDV recebe homenagem em João Pessoa

Com o plenário e as galerias da Casa lotados, a Câmara Municipal de João Pessoa (PB) realizou no ultimo dia 16, sessão solene em homenagem aos 50 anos de fundação do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV). Um sentimento de alegria permeou os corações dos que prestigiaram o evento.

Foto: Clovis Netto

A solenidade foi proposta pelo vereador Jorge Camilo (PT), que agradeceu, em nome do poder público, os benefícios sociais que a UDV proporciona à comunidade e justificou a realização do evento como uma homenagem a “esse grupo que acredita na transformação do ser humano”. Ele presidiu a sessão e convidou para compor a Mesa o presidente da Câmara Municipal de Caruaru (PE), vereador Rogério Menezes; mestre Klaus Paranayba, representando a Diretoria Geral da UDV; os mestre Tarcísio Almeida e João Carlos Pestana, presidente e mestre representante do Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel (NCSG), respectivamente; José Leite da Costa, mestre da Central da 10ª Região; além da Secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Nézia Gomes e a representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Vivian Maitê.

Na tribuna, Rogério Menezes reconheceu as benfeitorias que a União do Vegetal vem realizando na sociedade brasileira e emocionou a todos recitando versos poéticos com o mote: 50 anos de vida, de Luz, de Paz e de Amor. Em seguida, mestre Klaus Paranayba apresentou o histórico de investigações que culminaram na liberação do uso religioso do chá Hoasca, em razão dessa substância ter sido reconhecida cientificamente pelos órgãos oficiais competentes como inofensiva à saúde. Os mestres Tarcísio Almeida e João Carlos Pestana também fizeram uso da palavra. Tarcísio falou sobre o histórico da instituição na cidade, e o mestre representante do NCSG, João Carlos, observou que a UDV “trabalha pela preservação da família, pilar central da sociedade”, sendo “uma alegria ver o reconhecimento desse trabalho pelas autoridades”. Dando continuidade, mestre José Leite fez uma breve leitura dos objetivos presentes no Regimento Interno do Centro e declarou: “Muito mais feliz o homem que consegue integrar sua família à União do Vegetal. Em 26 anos de caminhada, só tenho a contar benesses recebidas nesta União”.

Depois dos integrantes da Mesa, foi a vez do mestre Ricardo Canella, também do NCSG, palestrar sobre as ações desenvolvidas pela Unidade Beneficente Casa da União, a exemplo do Projeto Luz do Saber. A esse respeito, o vereador Jorge Camilo ressaltou: “o Projeto Luz do Saber será uma ferramenta para a melhoria das relações em nossa sociedade, levando o conhecimento à população através do computador. É a busca de novos caminhos para a humanidade pela força do amor”.

Emocionados, os filiados do Centro foram convidados a encerrar os trabalhos da Câmara cantando em coro o Hino à Bandeira da União do Vegetal, e sentiram no peito o amor dessa Bandeira, que é a Luz a Paz e o Amor.