Ministério da Justiça renova utilidade pública federal da UDV

O Ministério da Justiça renovou, em 2 de junho passado, o título de utilidade pública federal do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Esta foi a 15ª. renovação consecutiva do título concedido em 22 de julho de 1999, e foi obtida após o encaminhamento do relatório de atividades de 2013.

As ações de beneficência estão presentes em todos os núcleos da UDV, por meio de 32 unidades assistenciais e das monitorias do Departamento de Beneficência da Diretoria Geral do Centro.  Essas atividades abrangeram os 27 Estados da Federação no ano passado, promovendo o atendimento de mais de 87.000 pessoas gratuitamente, contando para isso com o trabalho de 5.461 voluntários associados à União do Vegetal.

A UDV tem por objetivo o desenvolvimento do ser humano no sentido do aperfeiçoamento das suas virtudes morais, intelectuais e espirituais. Para contribuir com esse objetivo, o Centro mantém um Departamento de Beneficência que trabalha na construção da cidadania e do bem-estar de seus associados e comunidades mais vulneráveis, por meio de ações nas áreas de assistência social, educação, saúde e meio ambiente.

Luz do Saber

A União do Vegetal tem dado prioridade às atividades de alfabetização de jovens e adultos por meio do Projeto Luz do Saber, bem como ações voltadas ao fortalecimento dos vínculos sociais de comunidades em situação de vulnerabilidade e risco social.  Promove também mutirões sociais que garantem o acesso da população a serviços como emissão de documentos, consultas jurídicas, acesso ao mercado de trabalho, vacinação e encaminhamentos nas áreas saúde e socioassistenciais; auxilia na capacitação para o trabalho com treinamento profissional vinculado à perspectiva de ampliação das oportunidades de emprego e renda; e incentiva atividades complementares à educação escolar e atendimentos nas áreas de saúde e promoção do voluntariado.

Gratidão

O diretor do Departamento de Beneficência da Diretoria Geral do Centro, Márcio Verbisck, agradece ao trabalho de todas pessoas envolvidas: coordenadores regionais,  monitores de núcleos da UDV, diretorias da unidades assistenciais e toda irmandade  da UDV.