Mestre Herculano: um coração hoasqueiro

*Cristina da Luz

Mestre Herculano | Foto: Luiz Trazzi (DMD/Sede Geral)

Mestre Herculano está inteirando 80 anos neste 15 de novembro de 2015. Para descrevê-lo, pedindo ao pensamento fidelidade, chegam imagens da floresta que o recebeu como seringueiro no então Território do Guaporé. A força de uma árvore larga, de fortes raízes em meio a tantas outras árvores, a saúde da seiva que a alimenta e mantém de pé, a água fresca de fonte, o fraterno acolhimento de definida sombra, os frutos que a integridade da Natureza garante que nasçam no lugar a que pertencem.

Em 1971, o caboclo nascido “nas extremas” do Ceará com o Rio Grande do Norte recebeu em Porto Velho uma estrela das mãos de Mestre José Gabriel da Costa, um homem mandado por Deus, como ele mesmo diz. Seu guia espiritual. A estrela, bordada na camisa, não tinha caído do céu. Era mais assim como semente colocada em um peito adubado, aberto para o amor. Um plantio regado pela consciência da verdade de Deus com a doutrina e a prática da paz, fina compreensão crescendo em meio à realidade dura do interior da Amazônia, fruto de um exemplo da Luz que o caboclo de olhos apertadinhos soube ver e sentir.

Quem conhece pessoalmente Mestre Francisco Herculano não precisa de intérprete, de alguém para explicar como ele é e o que quer dizer. Difícil é não gostar dele. Nem baixo nem alto, nem muito quieto nem de muita fala, todo ele caboclo claro nordestino, descendente de múltiplas raças, sabedoria, quase clarividência, e perspicácia (palavra que ele não vai gostar) inacreditável. Um sorriso sem idade.

O trabalho na roça desde bem menino ficou no jeitão simples. A dureza da vida se manteve presente pelo aprendizado e compreensão pé no chão. A religião na família trouxe valores, clara observação e parte de um aprendizado que não veio pelo estudo dos livros, mas por uma inteligência que percebe com competência, matuta, examina, e não sai falada na pressa – só na necessidade. Quase sempre, surpreendendo o ouvinte.

O casamento com sua querida Ritinha trouxe a família. Esposa e companheira presente, Ritinha inteira 66 anos de vida no dia seguinte ao Mestre Herculano, em 16 de novembro. Mais um motivo para celebrar a arte de bem viver. A convivência familiar na União do Vegetal, terreno maior de cultivo, deu muitos, muitos frutos, e é prática de valores em que Mestre Herculano sempre destaca os dois pilares de suas explanações doutrinárias: moral e educação. Moral na prática do cumprimento das palavras de orientação do Mestre Gabriel, educação entre irmãos e irmãs.

Ele está nas primeiras fotos históricas tiradas nas origens da UDV, a maioria clicada por Mestre Cícero, que cumpriu sua missão de mostrar os rostos desses valorosos guardiões da recordação. Está ao lado de Mestre Gabriel nas sessões, mutirões, nos preparos na olaria e em trabalhos de primeira hora.

Clique aqui e acesse o Canal da UDV no Youtube e veja o depoimento do Mestre Herculano.

O velho garimpeiro, discreto, também estava colhendo o ouro histórico da vitória no plenário da Câmara Federal, de paletó, quando a União do Vegetal foi reconhecida e homenageada por seu cinquentenário no Congresso Nacional. Mestre Herculano foi Mestre Geral Representante do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal de 6 de janeiro de 2009 a 6 de janeiro de 2015, período em que dedicou ainda mais tempo e coração à irmandade e à instituição. Eleito, estabeleceu-se na cidade de Brasília até voltar para Porto Velho, no início deste ano.

Sua natural discrição não pode evitar, no entanto, um florestal de histórias nascidas de um pensamento claro e rápido. Mestre Chico Herculano une a fama de amansador de cavalo bravo com a habilidade para responder perguntas difíceis, e assim dar a chance de podermos nos admirar e rir de algumas das respostas mais espirituosas do convívio entre Mestres e discípulos, ao mesmo tempo sábias e leves, repetidas com carinho e alegria pelos sócios da UDV.

Uma vez uma sócia perguntou em sessão como ela deveria fazer para orientar e atender os filhos. No tempo de uma piscada (a dele, sempre rápida), respondeu: “A senhora já andou de avião? Primeiro não tem que colocar aquela máscara na senhora e depois na criança? Pois é… pra gente educar os filhos tem que cuidar primeiro da gente…”.

Os diálogos mais surpreendentes estão na lista das conversas de Mestre Herculano . Um sócio levou até a casa dele um psiquiatra alemão, considerado das maiores autoridades mundiais em atividade. Tendo acabado de voltar de viagem, o Mestre Herculano estava repousando depois do almoço. Ritinha avisou, e as visitas esperaram. O irmão que fez a aproximação ficou meio sem graça, preocupado com a cultura germânica e pontual do ilustre convidado. Dali a pouco, Mestre Herculano veio, e com a simplicidade de sempre, conversou, e doutrinou. Doutrinou muito, olho no olho da autoridade em psiquiatria.

Depois de algum tempo, ainda mais preocupado em como seu convidado teria recebido aquele impacto doutrinário, o irmão que promoveu o encontro agradeceu a atenção do Mestre Geral Representante, e levou o psiquiatra para o próximo evento agendado. Um pouco sem graça, perguntou o que ele achou de Francisco Herculano, de quem tinha falado tão bem, sem saber como seria a conversa . O psiquiatra, pensativo e impressionado, deu o veredicto: é o melhor psiquiatra que já conheci!

Que a semente de estrela plantada no coração pacífico desse querido amigo, pessoa importante em nossa religião, fiel guardião da doutrina de Mestre Gabriel, brilhe cada vez mais em seu largo peito semeado, cercado de flores. Francisco Herculano de Oliveira, Mestre Herculano, feliz aniversário!

*Integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Pupuramanta (Rio de Janeiro-RJ)

5 respostas
  1. Sérgio Castro Barreto
    Sérgio Castro Barreto says:

    Pessoa de elevada sensibilidade… em poucas palavras me clareou problemas de afeto e convivência… Uma luz para quem pode ver e sentir.. fraterno abraço amigo/irmão…..

    Responder
  2. WILSON BATISTA FERREIRA
    WILSON BATISTA FERREIRA says:

    Grande Mestre Herculano. Pessoa sincera, simples que com sabedoria e amor no coração nos transmite os ensinos da União. Me sinto muito feliz em conhece-lo e também a conselheira Ritinha. Desejo aos dois felicidades, saúde e vida linga para que possam continuar a nos ensina como viver com mais paz e amor. Grande abraço,

    Wilson.

    Responder
  3. Claudia Sabbag
    Claudia Sabbag says:

    Que lindo texto Cristina,desses que mexem com o coração da gente!
    Parabéns pra vc e pro homenageado que faz jus as suas palavras..Viva!!

    Responder
  4. Efigenia
    Efigenia says:

    Grande homem de bons exemplos, felicidades e muitos anos de vida, que o Divino mestre continue a lhe dar força e saúde para continuar sua missão.

    Responder
  5. Mª Ivone
    Mª Ivone says:

    Ao reconhecimento de uma pessoa que não o conhecia, como” o melhor psiquiatra que já conheceu”, ele certamente diria, maior mesmo é o Mestre, “um homem mandado por Deus”.
    Desejo-lhe caro amigo dias de alegria, saúde e bem estar, junto a sua família e a todos nós.
    Abs. Ivone

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *