18 de outubro, aniversário do Mestre Antônio Gabriel da Costa

Equipe do Blog

| 18 outubro, 2018

Foto: Bento Viana.

Neste dia 18 de outubro de 2018, Antônio Gabriel da Costa estaria fazendo 91 anos de idade. Antônio é irmão de José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, criador do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Antônio e José sempre foram muito ligados desde a infância no município de Coração de Maria (BA). Em 1942, aos 20 anos, José Gabriel da Costa foi morar em Salvador. De lá, partiu para os seringais da Amazônia em 1944. Só retornou à Bahia no ano de 1971, quando os dois voltaram a se encontrar. Neste mesmo ano de 1971, Antônio viajou a Porto Velho, onde morava o Mestre Gabriel e sua família. Lá, conheceu a religião criada pelo seu irmão.

Quando voltou à Bahia, Antônio ficou cinco anos sem beber o chá Hoasca (também conhecido como Ayahuasca), até que, em 1977, Raimundo Nonato Marques (à época no Quadro de Mestres da UDV) o localizou na cidade de Feira de Santana (BA). A partir daí, Antônio Gabriel da Costa passou a beber o Vegetal com regularidade no Núcleo Apuí, o primeiro da Bahia e da Região Nordeste.

Graças à sua chegada à União do Vegetal, ficamos conhecendo mais da infância do Mestre Gabriel em Coração de Maria, através de histórias e acontecimentos por ele contados.

Em 1º de novembro de 1980, Antônio Gabriel recebeu a Estrela de Mestre da União do Vegetal, lugar este que buscou honrar até o dia em que fez a passagem, em março de 2011.

Neste dia 18 de outubro de 2018, está sendo inaugurado, na cidade de Camaçari (BA), o Núcleo Mestre Antônio Gabriel. Trata-se de uma justa homenagem a esse nosso amigo que, com seu exemplo e seu jeito simples de ser, soube zelar por tudo que o Mestre Gabriel lhe transmitiu na infância e também na União do Vegetal. Ao Mestre Antônio Gabriel, nossa gratidão.

Núcleo Mestre Antônio Gabriel | DMC/4ª Região.

6 respostas
  1. Pedro Uilton Cerqueira
    Pedro Uilton Cerqueira says:

    Tive a oportunidade de conviver com esse homem de coração simples que demonstrava muita fé , transmitia em suas palavras amizade e reconhecimento ao nosso guia Mestre Gabriel..

    Responder
  2. Cássio DLima
    Cássio DLima says:

    Que linda homenagem! Tive oportunidade de conhecer Mestre Antônio Gabriel quando ele veio dirigir uma sessão no Núcleo Rei Inca acompanhado do M. Edson lodi e alguns anos depois o reencontrei em Coração de Maria, almoçamos juntos e conversamos um pouco a respeito da infância dele com seu irmão Gabriel (Mestre Gabriel)… Saudades

    Responder
  3. Antonio Magno Cerqueira Reis
    Antonio Magno Cerqueira Reis says:

    Estou muito feliz com esta homenagem a Mestre Antonio, eu estava presente na Sessão que Mestre Antonio recebeu a Estrela de Mestre, ficamos amigos por mais de 30 anos. Com certeza ele está muito bem acompanhado com Mestre Gabriel e com o Símbolo da União: Luz, Paz e Amor

    Responder
  4. Vânia Maria Chaves de Castro
    Vânia Maria Chaves de Castro says:

    Mestre Antônio me chamava atenção pelo olhar. Um olhar amigo, atencioso. Ouvir a voz dele na sessão era algo muito especial. O menino que contava as histórias de outro menino. Que ventura tê-lo conhecido!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *